SC solicita 50 mil vacinas da Astrazeneca para suprir falta de segunda dose

Municípios catarinenses paralisaram aplicação da segunda dose por falta de imunizantes; uso da Pfizer em pessoas que estão atrasadas será avaliada

Santa Catarina solicitou, nesta quarta-feira (10), 50 mil doses da vacina produzida pela Astrazeneca para segunda aplicação. Superintendente do Ministério da Saúde afirma que imunizantes contra a Covid-19 chegarão na sexta-feira (12).

Imagem mostra pessoa segurando frasco da dose da AstraZeneca e fundo pretoImunizantes para segunda aplicação devem chegar na sexta-feira – Foto: Mika Baumeister/Unsplash/ND

De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, um ofício solicitando as doses da vacina foi enviado na manhã desta quarta para a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite Melo.

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), os municípios devem solicitar o envio de mais doses. Ainda conforme a diretoria, um levantamento será realizado para saber quais cidades registram falta do imunizante da Astrazeneca.

Assim como trouxe o ND+, 12 municípios da Grande Florianópolis não têm as doses à disposição. Veja quais:

-Águas Mornas;

-Alfredo Wagner;

-Biguaçu;

-Canelinha

-Garopaba;

-Governador Celso Ramos;

-Leoberto Leal;

-Nova Trento;

-Palhoça;

-Paulo Lopes;

-São Bonifácio;

-Tijucas.

Questionado sobre a orientação de como proceder em casos do vencimento do prazo para a aplicação da 2ª dose da Astrazeneca, se a população deve aguardar ou tomar a Pfizer, o superintendente Rogério informou que se reuniria na manhã desta quarta (10) para tratar do assunto, entre outros temas.

“Não conversei com o Eduardo Macário (superintendente de Vigilância em Saúde de SC) ainda sobre isso”, comentou o superintendente do Ministério da Saúde.

Das 185.808 doses da Pfizer enviadas aos 295 municípios catarinenses, 38.976 são para a aplicação da primeira dose (D1) nos adolescentes de 12 a 17 anos; 95.202 doses são para a segunda dose (D2); e 51.630 são para o reforço (DR) nos idosos com 60 anos ou mais e nos trabalhadores da saúde.

Com mais essa remessa, o Estado conclui o envio de pouco mais de 73% das doses necessárias para vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose. A população nesta faixa etária no Estado é de 549.894 pessoas (IBGE, 2020).

Vacinação contra a Covid-19 em SC

De acordo com o Vacinômetro SC, atualizado na manhã desta quarta-feira (10), mais de 4,5 milhões de catarinenses completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, representando 62,13% da população geral.

Além disso, 5.624.823 pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose do imunizante, ou seja, 77,56% da população de Santa Catarina.

+

Saúde

Loading...