SC tem apenas 54 leitos disponíveis para adultos com Covid-19

Taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos atingiu mais de 90%; Cinco regiões do Estado estão com menos de 10% de vagas disponíveis

Santa Catarina tem apenas 54 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) livres no SUS (Sistema Único de Saúde) destinados para adultos que precisam de tratamento contra a Covid-19. Isso quer dizer que 93,11% do total está ocupado, conforme atualização na manhã desta terça-feira (23).

Hospital Governador Celso Ramos com diversas pessoas esperando por atendimentoRede de leitos ativos no SUS do Estado está próximo da lotação total – Foto: Catarina Duarte/Arquivo/ND

A rede pública de Santa Catarina tem 784 leitos ativos em todo o território, mas 730 estão ocupados por pacientes internados por conta do novo coronavírus.

As regiões mais críticas são no Grande Oeste, Planalto Norte/Nordeste, onde tem apenas quatro leitos disponíveis em cada. Grande Florianópolis tem apenas um leito a mais disponível.

Dos 10 hospitais com leitos de UTI ativos para tratamento de adultos com a Covid-19, oito estão totalmente ocupados na Grande Florianópolis. Apenas o Hospital Instituto de Cardiologia e o Caridade estão com vagas.

Confira:

Tabela mostra taxa de ocupação dos hospitais da Grande Florianópolis, onde oito estão superlotadosTaxa de ocupação dos leitos para tratamento de adultos com a Covid-19 – Foto: Reprodução/SES/ND

Ainda conforme o painel de leitos de UTI SUS, da SES (Secretaria de Estado da Saúde), o Meio-Oeste e Serra tem apenas seis dos 107 leitos disponíveis. O Sul também conta com apenas seis, mas dos 83 ativos na região.

Já no Foz do Rio Itajaí, 12 dos 99 leitos estão disponíveis, com uma taxa de 87,88% de ocupação. A região do Vale do Itajaí tem 17 livres, sendo uma taxa de 86,82% de ocupação, o menor índice do estado, até o momento.

Taxa de ocupação geral

Ainda segundo o painel da SES, Santa Catarina conta com 91 leitos disponíveis para adultos no seu sistema hospitalar, entre leitos gerais e Covid. Sendo assim, dos 1.262 leitos de UTI ativos, a taxa de ocupação é de 92,81%.

Somado todos os tipos de leitos – adulto, neonatal e pediátrico – o número sobe para 165 ativos para toda a população espalhada pelo território catarinense. No total, são 1.567 leitos, com uma taxa de 89,47% de ocupação.

Volta das medidas mais restritivas

O aumento dos casos de Covid-19 e constante lotação nos hospitais resultaram em medidas mais restritivas em Santa Catarina. 

Entre elas, ficarão proibidas atividades entre 0h e 6h em todo o Estado, com exceção para serviços essenciais. Assim como a partir desse horário, ficará proibida a venda de bebida alcoólica em postos de gasolina.

Vale ressaltar que os municípios tem autonomia para adotar medidas mais restritivas que as impostas pelo Governo de Santa Catarina. Decreto passa a vigorar a partir da sua publicação, que deve ocorrer até quarta-feira (24).

+

Saúde