SC tem nove leitos de UTI Covid-19 e 387 pessoas na espera

Grande Oeste tem a maior demanda, com 141 pacientes esperando leitos de UTI; no Norte a demanda é de 71 leitos e na Grande Florianópolis, 65

Santa Catarina fechou a quinta-feira (11) com 387 solicitações de transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de pacientes da Covid-19.

Do total, 141 pedidos são do Grande Oeste (que engloba Oeste e Extremo-Oeste, no mapa da saúde), representando mais de um terço da demanda.

Leitos de UTI para Covid-19Corredores com vários leitos de UTI Covid-19 são cena rara após um ano de pandemia em SC  – Foto: Ed Rocha Jr/Secom BC

Enquanto isso, o painel de leitos de UTI SUS do Estado mostra apenas nove leitos disponíveis para a doença em Santa Catarina. Os números do painel foram atualizados nesta sexta-feira (12), às 11h.

O quadro mudou pouco em relação aos últimos quatro dias, quando havia quatro leitos de UTI adulto Covid-19 e 390 pessoas esperando.

Ocupação de 98,98% em todo Estado

Dos 881 leitos ativos, 872 estão ocupados, levando a uma utilização de 98,98% dos leitos de UTI para Covid-19 adulto em todo o Estado.

Painel com leitos de UTI para Covid-19 adultos disponíveis em SCFotografia do painel de leitos de UTI adulto para Covid-19 disponíveis em SC nesta sexta-feira (12) – Foto: Divulgação/ND

As regiões Foz do Rio Itajaí e Meio Oeste/Serra Catarinense apresentam 100% de ocupação. O Meio Oeste tem 32 pessoas na fila de espera, a Serra 20 e a Foz do Rio Itajaí, seis pessoas.

Hospitais com leitos disponíveis

Na região definida como Grande Oeste, das 141 pessoas na fila de espera na quinta-feira (11), três podem sair para ocupar os três leitos “disponíveis” no Hospital Regional do Oeste.

O Norte é a segunda região com a maior demanda por leitos, segundo o boletim de quinta-feira (11), com 71 pessoas na fila de espera, 18% do total. A região tem um leito no Hospital São Brás.

Na Grande Florianópolis, o Hospital Beira-mar tem dois leitos disponíveis. A região é a terceira que mais demanda leitos no Estado: 65, o que corresponde a 16% do total.

No Planalto Norte e Nordeste do Estado, a ocupação é de 99,3%.

O Hospital de Retaguarda Rio Maina e o Hospital São José Criciúma, ambos no Sul, têm uma vaga. A região tem 44 na fila de espera, 11% da demanda estadual.

O Hospital Beatriz Ramos, no Vale do Itajaí, tem também uma vaga. A região tem oito pessoas na fila de espera.

Conforme o boletim de quinta-feira, há 38.342 casos de Covid-19 em acompanhamento atualmente no Estado. O número de casos ativos subiu com 233 novos casos.

O novo coronavírus causou 8.377 mortes no Estado, 100 nas últimas 24 horas.

+

Saúde