SC tem segunda maior alta de casos da Covid-19, com 5,9 mil em 24h
De todos os boletins, este é o que apresenta a segunda maior confirmação em um único dia, ficando atrás somente da alta da última sexta (20), de 6,1 mil casos em 24h
Foram confirmados 5.998 novos casos da Covid-19 em Santa Catarina nesta quinta-feira (26), chegando a um total de 343 mil desde o início da pandemia.
De todos os boletins epidemiológicos, este é o que apresenta a segunda maior confirmação em um único dia, ficando atrás somente da alta da última sexta (20), de 6,1 mil casos em 24h.

Do total de contaminados, são 312.509 mil (91%) que já estão recuperados, e 3.608 pessoas morreram em virtude do vírus, semdo que houve a inclusão de 47 mortes nesta atualização.
Com isso, são 31.614 casos na última semana, uma média de 4,5 mil por dia, maior do que a observada em meados de agosto, quando a pandemia havia tido o quadro mais crítico até então.
O panorama atual se reflete no mapeamento de risco do Estado: o número de regiões em risco gravíssimo, o maior da escala, saltou de três para 13 nesta quarta (25), um aumento de 330% em relação a semana passada.
Leia mais
No momento, a maioria dos especialistas considera a alta um fenômeno que resulta das quebras de isolamento social, especialmente as vistas em feriados, e os eventos, considerando a existência de festas clandestinas.
Do total de casos confirmados, a maior ainda se concentra na capital, que ultrapassou a marca de 30 mil nesta quinta (26), sendo considerada o epicentro da doença.
Em sequência, em número de casos confirmados:
- Joinville: 29.275
- Blumenau: 19.446
- São José: 16.683
- Criciúma: 11.662
- Palhoça: 11.498
- Balneário Camboriú: 11.323
- Itajaí: 10.910
Cresce o número de hospitais lotados em SC
Os 1.433 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública estão lotados em 84%, mesmo índice da quarta (25), sendo que dos 1.208 ocupados, são 531 por pacientes da Covid-19 e 677 por pacientes com outras enfermidades.
Nesse contexto, de alta de casos e maior nível de risco em praticamente todo o Estado, a capacidade de atenção diminui, e o número de hospitais superlotados aumenta drasticamente. Em 24h, o número de unidades sem nenhum leito de UTI livre subiu de 10 para 12. Atualmente, as unidades são:
- Hospital Bethesda, em Joinville
- Hospital Bom Jesus, em Ituporanga
- Hospital Divino Salvador, em Videira
- Hospital Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos
- Hospital Maicé, em Caçador
- Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages
- Hospital Sagrada Família, em São Bento do Sul
- Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra
- Hospital Waldomiro Colautti, em Ibirama
- Hospital São Donato, em Içara
- Hospital São Braz, em Porto União
- Maternidade Darcy Vargas, em Joinville
Destes, somente os dois últimos não possuem pacientes da Covid-19. Além disso, outras 15 unidades estão com seus leitos de UTI ocupados em 90% ou mais.
Temendo o risco de um colapso no sistema de saúde, o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina) se reuniu na manhã desta quinta-feira (26) com o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro.
3,6 a cada 10 catarinenses em isolamento
Refletindo a quarta (25), foram 36,5% dos catarinenses em casa, número praticamente na média nacional, que é de 36,6%. Os dados são da plataforma In Loco, que mapeia 1,5 milhão de catarinenses via smartphone.
No ranking de Estados no quesito, Santa Catarina ocupa a 18ª posição, e quem lidera são os Estados do Acre (42%), Amazonas (41%) e Rondônia (40%).