SC tem mutirão para aplicar vacinas, com 87 mil doses em dois dias

Fim de semana apresentou uma maior alta especificamente nas aplicações da primeira dose; atualmente, são 1,6% dos catarinense que estão totalmente imunizados

Um mutirão de vacinação foi feito no último fim de semana em Santa Catarina, resultando em um dado divulgado nesta segunda (22), de 87 mil doses aplicadas nos dois dias, sendo 76 mil da primeira dose.

Os dados são da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) e contam com uma defasagem de 28 dentre as 295 cidades do Estado, em virtude de os municípios não terem enviado os dados à diretoria.

sc; doses; vacina; vacinas; vacinação; mutirãoAtualmente, são cerca de 60% dos idosos acima dos 90 anos que já foram vacinados – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND

Assim, atualmente o montante total é de 117 mil catarinenses que foram totalmente imunizados (recebendo a segunda dose), 1,6% de toda a população. São 398 mil que já tomaram a primeira dose.

O mutirão gerou a maior média de doses em 48h registrada desde o início da campanha, com uma ação coletiva feita em conjunto com outros órgãos, sendo a SUV (Superintendência de Vigilância em Saúde) e a SES (Secretaria de Estado da Saúde).

O estoque de vacinas cresceu para possibilitar a operação, já que na sexta (19) um lote de 73,7 mil vacinas chegaram em solo catarinense. Tratavam-se de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, compondo um arsenal dedicado a primeira dose ou aplicação.

Ainda nesta segunda (22), são outras 146,7 mil doses sendo distribuídas para as unidades de vacinação regionais, que repassam as vacinas aos municípios.

São 141 mil doses da CoronaVac e 5,7 mil da Astrazeneca. A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação de um novo grupo prioritário, o dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

A justificativa do Ministério da Saúde é de que o intervalo de aplicação é de 3 meses, facilitando a vacinação em termos de logística, tendo em vista que essas comunidades devem demandar mais tempo e planejamento para receber as doses da vacina.

As outras doses, 141 mil da CoronaVac e 900 da AstraZeneca, serão destinadas à imunização dos idosos com 70 anos ou mais e aos trabalhadores da saúde.

Dados de vacinação desta segunda (22) demonstram 1,6% da população de SC totalmente imunizada – Foto: DIVE/SC/NDDados de vacinação desta segunda (22) demonstram 1,6% da população de SC totalmente imunizada – Foto: DIVE/SC/ND

A recomendação do Ministério da Saúde é de que todas essas doses sejam para a primeira aplicação na população, já que há garantia da pasta de que novas remessas chegarão para a campanha de vacinação.

Até então, já foram 877,5 mil doses de vacinas recebidas por Santa Catarina, incluindo as vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

Confira as doses da vacina aplicadas por cidade:

+

Saúde