Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Secretário: “Consumo de bebidas alcoólicas aumentou o contágio da Covid-19” em SC

Lockdown noturno e na madrugada tenta frear avanço do vírus e número de acidentes

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, tem dados revelando que as festas noturnas, com consumo elevado de bebidas alcoólicas, são uma das principais causas do avanço da Covid-19 em Santa Catarina.

Estas estatísticas é que determinaram o fechamento total de bares e restaurantes de noite e de madrugada.

Festa clandestina encerrada no dia 7 em Chapecó – Foto: Prefeitura de Chapecó/NDFesta clandestina encerrada no dia 7 em Chapecó – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

Estes estabelecimentos são frequentados principalmente por jovens e adolescentes que, ingerindo bebidas com álcool, ficam mais liberados, não usam máscaras e acabam contaminando os presentes.

Outra consequência: o elevado número de acidentes nas estradas, provocados exatamente pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas.  Estas ocorrências, com vítimas, aumentam a demanda nas emergências dos hospitais, dificultando o atendimento dos pacientes com Covid-19.

O secretário voltou a enfatizar a importância da conscientização da população para evitar festas e aglomerações, reduzindo o contágio.

Neste fim de semana, autorizou mais 10 novos leitos de UTI em Santo Amaro da Imperatriz, além de 20 leitos clínicos na UPA da Palhoça.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.