Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Mortes por Covid-19 em SC podem triplicar, afirma secretário de Saúde

Cerca de 42% das mortes pelo coronavírus em SC ocorreram nos últimos 15 dias, ou seja, entre a primeira e a segunda audiência pública promovida pelo Assembleia Legislativa

Pois é , a deputada Ada de Luca quer questionar o governo e cobrar soluções durante a audiência pública que será realizada nesta segunda -feira. Isso porque cerca de 42% das mortes pelo coronavírus em SC ocorreram nos últimos 15 dias, ou seja, entre a primeira e a segunda audiência pública promovida pelo Assembleia Legislativa.

Testes para detecção do novo coronavírus em Florianópolis – Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

A intenção das audiências é ver e cobrar ações do governo. Só que neste período o Secretário da Saúde André Motta Ribeiro declarou ao telejornal ND Notícias que as mortes no Estado podem triplicar pela Covid-19.

O Ministério Público pediu à Justiça que determine ao governo assumir as rédeas do enfrentamento da pandemia, ao invés de repassar a carga de responsabilidade aos municípios. A deputada quer saber também sobre a aplicação dos recursos bilionários que o Estado recebeu da União e quanto à disponibilidade de leitos.

“Clareza e transparência são direitos que nós precisamos garantir ao povo catarinense, “ afirmou Ada de Luca. Só para se ter uma ideia os prefeitos de Tubarão e Blumenau declararam que receberam recursos de emendas parlamentares e da União e nenhum valor referente ao Estado. Ou seja, de pouco adiantou iniciar o isolamento dia 17 de março se agora , momento mais critico , o Estado revela que ainda não está devidamente preparado .