João Paulo Messer

messer@ndtv.com.br Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Secretário de cidade do Sul do Estado prevê desobrigação da máscara ainda em 2021

Expectativa está relacionada à diminuição do números de casos ativos combinado ao índice de vacinados. A decisão não deve se dar por cidade, mas por decisão do governador Carlos Moisés

O Secretário de Saúde do município de Içara, no sul do Estado respondeu nesta semana com otimismo uma das perguntas mais feitas nos dias de hoje: quando os cidadãos da sua cidade devem estar desobrigados do uso da máscara. Sandro Ressler estima estima que isso ocorra até as festividades de aniversário do município, na última semana do ano.

A previsão feita por Sandro Ressler foi repassada à prefeita Dalvânia Cardoso, de Içara, durante discussão sobre a comemoração de aniversário de 60 anos do município. – Foto: DivulgaçãoA previsão feita por Sandro Ressler foi repassada à prefeita Dalvânia Cardoso, de Içara, durante discussão sobre a comemoração de aniversário de 60 anos do município. – Foto: Divulgação

A fala da autoridade municipal não deve ser considerada como uma expectativa isolada e local, mas resultado da frequente troca de informações entre os secretários municipais. A resposta do secretário da área em Criciúma, Acélio Casagrande, não é diferente. Isso porém só deve ocorrer quando o governador Carlos Moises receber das autoridades de saúde do Estado sinalização neste sentido.

Na cidade de Içara, por exemplo, a vacinação contra o coronavírus alcançou 63,87 por cento dos habitantes, com 36.564 pessoas recebendo a primeira dose da vacina. Dessas, 21.125 já tomaram também a segunda dose, totalizando 57.689 aplicações.

Os dados são do Vacinômetro do Governo do Estado, atualizados até esta sexta-feira, dia 24. Em números absolutos, a maior parte dos vacinados compõe o grupo das pessoas com comorbidades, com 3.597 aplicações de primeira dose e 2.692 aplicações de segunda dose.

Último grupo a ser inserido na campanha, pessoas de 12 a 17 anos de idade somam 1.802 aplicações no município.

Tomado por exemplo aqui, Içara teve 6.573 casos confirmados de coronavírus, dos quais, 6.404 já foram considerados recuperados. Desde o início da pandemia, 132 óbitos foram atribuídos às consequências da covid-19. Atualmente, 37 pessoas seguem em tratamento, dentre elas, 33 isoladas em casa e outras quatro em ambiente hospitalar.

Loading...