Secretário de Saúde de SC detalha pedido realizado ao Governo Federal

André Motta Ribeiro conversou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre as atuais demandas necessárias para o tratamento da Covid-19

Um dia após anunciar que o sistema de saúde de Santa Catarina entrou em colapso por conta da Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou, nesta sexta-feira (26), os principais pedidos realizados pelo governo estadual ao Ministério da Saúde.

Secretário de Saúde de SC Secretário de Saúde de SC detalha pedido realizado ao Ministério da Saúde – Foto: Julio Cavalheiro/ND

Entre umas das preocupações levadas pelo secretário, está o estoque de insumos relacionados aos “kit intubação”, como também destacou no ofício encaminhado aos 295 secretários municipais de saúde.

“O que foi solicitado são equipamentos, respiradores e monitores. Assim como alguns medicamentos, por exemplo, o kit intubação. Apesar do Estado está preparado, percebemos que as redes filantrópicas e municipais estão com dificuldades”, disse.

Além disso, o secretário informou que vem buscando, junto ao Ministério da Saúde, mais testes diagnósticos contra o coronavírus.

Fortalecimento na fiscalização

Após comentar sobre a velocidade atual de transmissão do novo coronavírus e sobre a portaria que destaca medidas mais restritivas para os próximos 15 dias, André Motta Ribeiro indicou o que pode ser realizado para controlar o intenso aumento de casos em Santa Catarina.

“Não é por falta de regras que Santa Catarina está com dificuldades. Agora, talvez, seja por falta de cumprimento das regras. Quando não existe o compartilhamento de decisões (estados e municípios), também falta o compartilhamento de fiscalização”, completou o secretário.

+

Saúde