Secretário de Saúde visita Blumenau e fala de parcerias para tratar sequelas da Covid-19

André Motta Robeiro está visitando vários municípios para conhecer estruturas de saúde que possam oferecer mais serviços à comunidade

O secretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro, está visitando vários municípios catarinenses para conhecer estruturas de saúde que possam oferecer mais serviços à comunidade. Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), ele visitou vários locais em Blumenau, no Vale do Itajaí.

Secretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro conhece Hospital Universitário da Furb, em Blumenau, acompanhando pela reitora Márcia Sardá Espíndola (à esquerda) e da vice-prefeita Maria Regina Soar (no centro, de cinza) – Foto: Moisés Stuker/NDTVSecretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro conhece Hospital Universitário da Furb, em Blumenau, acompanhando pela reitora Márcia Sardá Espíndola (à esquerda) e da vice-prefeita Maria Regina Soar (no centro, de cinza) – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Na quarta-feira (9), Ribeiro visitou a nova sede da Renal Vida e o Ambulatório Geral para casos de Covid-19 no Parque Vila Germânica. Na manhã desta quinta (10), ele conheceu o Hospital Universitário da Furb, acompanhado da vice-prefeita Maria Regina Soar, da reitora da universidade, Márcia Sardá Espíndola e do deputado estadual Ricardo Alba (PSL).

Ribeiro explicou que as visitas são um pedido do governador Carlos Moisés para que o Estado possa identificar onde “pode e deve participar mais”.

Mais oferta

Na visita ao Hospital Universitário, o secretário elogiou o espaço, mas ressaltou que uma estrutura como a da universidade e que existe há quase 10 anos poderia oferecer mais à comunidade.

“Vamos trazer essa discussão para o Estado para ver o que a gente pode, em parceria com o município e a universidade, construir, mas eu deixo meus parabens ao município, que o que já está sendo feito é de extrema qualidade, de extrema importância”, avaliou.

Uma das possibilidades para ampliar a oferta de atendimentos é a parceria para o tratamento de sequelas da Covid-19. Nesta sexta-feira (11), a Furb e a prefeitura de Blumenau assinam o convênio para a implantação do Centro de Reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19, que vai funcionar no Hospital Universitário. O município vai repassar R$ 200 mil por mês para que a universidade faça cerca de 160 atendimentos.

Secretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro conhece Hospital Universitário da Furb, em Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTVSecretário de Estado de Saúde André Motta Ribeiro conhece Hospital Universitário da Furb, em Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTV

O secretário Motta Ribeiro destacou que o Estado também tem projetos para centros de recuperação pós-Covid e afirmou que já há discussões para parcerias em várias regiões:

“O Estado tem isso como projeto e já está instituindo em os Centros de Recuperação. A pandemia de coronavírus nos trouxe outras necessidades, o olhar para a oferta em saúde pública mudou um pouco. As pessoas ficaram com dificuldades e é nossa obrigação ofertar serviços para diminuir, para mitigar as dificuldades. Nós já estamos com as discussões em todas as regiões e com certeza traremos para cá a nossa forma de pensar e também a nossa ajuda, de custeio de equipamentos, o que for preciso”, concluiu.

*Colaborou Moisés Stuker.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde