Segunda cirurgia é bem sucedida e Tiaroni deve receber alta nos próximos dias

Primeiro procedimento estava agendado para 10 de maio, mas teve que ser adiado por 14 dias pois os equipamentos de radiografia do Hospital Infantil de Florianópolis estavam quebrados

O menino Tiaroni, de 11 anos, realizou a segunda cirurgia para corrigir a escoliose nesta segunda-feira (31). Segundo informações apuradas pelo Balanço Geral Florianópolis, que acompanha o caso, o procedimento foi um sucesso e o garoto deve receber alta nos próximos dias.

Segunda cirurgia é bem sucedida e menino Tiaroni deve receber alta nos próximos dias – Foto: Reprodução/NDTV RecordTVSegunda cirurgia é bem sucedida e menino Tiaroni deve receber alta nos próximos dias – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

“É uma conquista, uma vitória enorme. Foi um sucesso, graças a Deus. Ele começou a ter dificuldades um ano atrás para jogar uma bola, de caminhar uma distância mais longa, às vezes de correr, andar de bicicleta, andava um pouco e já começava a doer. Então, todas essas coisas ele vai poder voltar a fazer normalmente”, comemorou Tiaroni de Souza Machado, pai do menino.

Para viabilizar as cirurgias, foi preciso tracionar a cabeça do garoto para alongar a coluna. Ele ficou internado, sentado e com pesos na cabeça, por quase 50 dias. O primeiro procedimento estava agendado para o dia 10 de maio, mas teve que ser adiado por duas semanas pois os equipamentos de radiografia, chamados de ‘Arco em C’, do centro cirúrgico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, estavam quebrados.

“Ele quase desistiu várias vezes, conseguiu chegar ali e aí a gente ficou na dúvida de quanto tempo mais teria que ficar naquela situação de dor e sofrimento”, lembrou o pai do garoto.

Equipamento “Arco em C” – Foto: Reprodução/NDEquipamento “Arco em C” – Foto: Reprodução/ND

O primeiro ‘Arco em C’ quebrou em setembro do ano passado e o segundo estragou em março deste ano. Os dois aparelhos ainda não foram consertados, o que prejudica o andamento das cirurgias na unidade hospitalar. Além dos dois equipamentos de radioscopia, o Hospital Infantil está com três aparelhos de ultrassom quebrados.

Depois da denúncia recebida e apurada pela equipe do Balanço Geral Florianópolis, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) viabilizou o empréstimo do aparelho ‘Arco em C’ para o Hospital Infantil. O equipamento que veio do Hospital Governador Celso Ramos foi o utilizado nas cirurgias do menino Tiaroni.

A reportagem do Balanço Geral questionou a SES sobre o conserto dos aparelhos. Em nota, a secretaria informou que transferiu o equipamento de radioscopia do Hospital Governador Celso Ramos para dar suporte momentaneamente ao Hospital Infantil, mas não deu detalhes sobre a manutenção dos demais aparelhos.

Confira mais informações na reportagem!

+

BG Florianópolis