Segurança e bem-estar: a importância de entender a receita dos seus óculos

Números e siglas indicam a correção ideal e mudam a saúde visual, mas você sabe o que significam?

É importante entender o que cada sigla, termos e números representam e qual é o impacto desses dados na sua saúde visual – Foto: DivulgaçãoÉ importante entender o que cada sigla, termos e números representam e qual é o impacto desses dados na sua saúde visual – Foto: Divulgação

As receitas que são prescritas pelo oftalmologista, muitas vezes, parecem incompreensíveis, mas é importante entender o que cada sigla, termos e números representam e qual é o impacto desses dados na sua saúde visual.

As receitas são completas e complexas. Nelas, estão as informações detalhadas para o olho direito e para o olho esquerdo, uma vez que os dados e os direcionamentos podem ser diferentes para cada um deles. Há três campos que são ou não preenchidos, a depender da necessidade visual de cada paciente.

“A receita é como a prescrição de um remédio. É importante que você saiba o que está tomando”

O que cada dado significa?

Veja como identificar o que significa cada campo da sua receita dos óculos – Foto: DivulgaçãoVeja como identificar o que significa cada campo da sua receita dos óculos – Foto: Divulgação

No campo esférico, se houver o preenchimento com grau positivo, significa que o paciente tem hipermetropia. Já se o grau for negativo, o paciente foi diagnosticado com miopia. E qual é a diferença entre eles? A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto, já a miopia, que costuma ser hereditária, é a dificuldade para enxergar objetos de longe.

O preenchimento no campo cilíndrico refere-se ao astigmatismo, que mostra um defeito na curvatura da córnea, fazendo com que a visão não seja nítida, independentemente da distância do objeto.

No campo dedicado ao eixo, os dados preenchidos mostram a posição onde a correção precisa ser realizada na córnea e, o campo DNP indica a distância entre os dois centros das pupilas, informação importante para a montagem dos óculos.

“A receita é como a prescrição de um remédio”

O presidente da Super Ótica São José e especialista em saúde visual, Carlos Canto, destaca a importância de entender as informações das receitas – Foto: DivulgaçãoO presidente da Super Ótica São José e especialista em saúde visual, Carlos Canto, destaca a importância de entender as informações das receitas – Foto: Divulgação

O presidente da Super Ótica São José e especialista em saúde visual, Carlos Canto, destaca a importância de entender as informações das receitas. “A receita é como a prescrição de um remédio. É importante que você saiba o que está tomando”, diz.

Canto ressalta que a partir do momento que o paciente entende o que cada dado significa, ele entende também suas necessidades e consegue avaliar melhor como cada armação pode atender ou não as necessidades de sua saúde visual.

“Sabendo e compreendendo a receita, a pessoa escolhe melhor o óculos e estará melhor preparado para ser atendido porque, muitas vezes, não há essa explicação e pode existir erros de interpretação fazendo com que a pessoa pense que o óculos vai ficar bom e ele nem serve para as necessidades dela”, salienta.

O presidente reforça, ainda, a segurança que a compreensão dos dados pode dar ao paciente. “A maioria das pessoas chega na ótica sem saber o que elas têm e querendo, apenas, enxergar melhor. Por isso, eu recomendo fortemente que a pessoa pergunte para o médico o que significa cada dado para ter uma orientação do que comprar, o tipo de lente adequada. A compreensão de uma prescrição dará mais segurança e satisfação ao paciente”, finaliza.

Atender as necessidades de cada pessoa compreendendo o que pode dar bem-estar está no DNA da Super Ótica São José e essa preocupação faz dela, a referência de mercado há mais de cinco décadas.

Saiba mais em: www.superoticasaojose.com.br

E acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram 

+

Se liga na dica

Loading...