Seis novos leitos de UTI para a Covid-19 são abertos na Serra de SC

Vagas foram destinadas ao tratamento de adultos com Covid-19 após região voltar ao nível gravíssimo no mapa de risco; quadro de profissionais foi ampliado

Seis novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram habilitados no HGMTR (Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos) em Lages, na Serra catarinense, nesta terça-feira (12), segundo a SES (Secretária Estadual de Saúde. Eles serão destinados ao tratamento de adultos com Covid-19.

Seis leitos de UTI de Covid-19 foram habilitados para atender moradores da SerraCom novos profissionais contratados, Hospital espera habilitar mais quatro novos leitos até o fim do mês – Foto: Secretaria de Saúde de SC/Divulgação/ND

Nível gravíssimo e lotação

De acordo com a SES, a expectativa é de abrir mais quatro leitos de Covid-19 até o fim deste mês para atender a comunidade da Serra. A região retornou ao nível potencial gravíssimo, conforme o último mapa de risco divulgado nesta quarta-feira (13).

Conforme o diretor do Hospital Tereza Ramos, Fabio Lage, a estrutura tem disponibilidade para até 10 novos leitos. “Esperamos complementar à medida que forem chegando os profissionais. Isso fará uma significativa diferença pra região, pois estávamos com percentuais de ocupação acima de 90% nas UTIs Covid, sendo uma segurança a mais pra população”.

Seleção

Os servidores que suprirão a demanda de leitos de Covid-19 no HGMTR participaram de processo seletivo. “Estamos aguardando os profissionais chegarem na sua totalidade e daí complementaremos os leitos até o final do mês”, explica Lage.

O diretor do Hospital Tereza Ramos ainda agradeceu à empresa Klabin, que doou respiradores para atender os pacientes com Covid-19, além de bombas de fusão e equipamentos de diálise, que também viabilizaram a abertura dos novos leitos.

“Esperamos fazer diferença, nos preparando para o pior, aguardando que o melhor aconteça e que não tenha necessidade de usar tantos leitos, mas precisamos estar preparados”, finaliza.

+

Saúde