Seis servidores do Presídio Regional de Joinville estão com Covid-19

Outros cinco servidores estão sendo monitorados, sendo que todos estão em isolamento domiciliar

Seis servidores do Presídio de Joinville testaram positivo para Covid-19 nesta terça-feira (16). Outros cinco servidores estão sendo monitorados, sendo que todos estão em isolamento domiciliar.

A informação foi repassada na tarde desta terça-feira pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.

Presídio Regional de Joinville – Arquivo/ND

Até as 15 horas desta terça-feira, não havia registro de presos com teste positivo para Covid-19. No entanto, isso pode mudar, pois os testes são realizados a partir da apresentação de sintomas e de um caso próximo.

Para evitar o falso negativo, segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, protocolos precisam ser seguidos. Por exemplo: testar no oitavo dia a contar do primeiro dia da manifestação do sintoma.

Nesta quarta-feira (17), serão testadas outras pessoas, mas depende do mapeamento que vai mostrar por onde essas pessoas confirmadas com o  novo coronavírus circularam e com quem tiveram contato. Será averiguado, por exemplo, por quais setores (administrativo, operacional) essas pessoas passaram e se tiveram contato com algum interno.

Segundo a assessoria de imprensa, não há teste aleatório. Eles são feitos sempre a partir da apresentação de sintomas e, se houve contato, com quem foi o contato desse sintomático. Além disso, se estiver assintomático, mas teve contato com alguém suspeito ou confirmado, daí, sim, será submetido ao teste.

Operação pente-fino

O Presídio Regional de Joinville também passou por uma operação pente-fino na manhã desta terça-feira (16). A ação foi coordenada pelo Departamento de Administração prisional (Deap).

Segundo informou o Deap, a operação preventiva de segurança foi efetuada pela Coordenaria de Operações com as equipes do Grupo Tático de Intervenção (GTI), Serviço de Operações e Escoltas (SOE) e a Divisão de Operações com Cães (DOC), em apoio aos agentes penitenciários da unidade prisional. Segundo a assessoria de imprensa do Deap, essas operações são rotineiras e não há data marcada. Na ação desta terça-feira, nada foi encontrado.

Leia também

Joinville contabiliza 24 mortes e 708 casos confirmados da Covid-19

Homem é encontrado morto com dois tiros em São João do Itaperiú

+

Saúde