Sem saber da pandemia, jovem acorda do coma 11 meses depois

Jovem sofreu um grave acidente de carro, em 1º de março de 2020, e estava em coma desde então

Joseph Flavill, um jovem inglês de 19 anos, acordou do coma depois de 11 meses. Enquanto estava desacordado, o mundo começou a enfrentar a pandemia da Covid-19 e acompanhou, ainda, o desenvolvimento de vacinas.

Enquanto estava internado, o jovem foi infectado duas vezes pelo novo coronavírus – Foto: Joseph Flavill/Arquivo pessoal/Reprodução/NDEnquanto estava internado, o jovem foi infectado duas vezes pelo novo coronavírus – Foto: Joseph Flavill/Arquivo pessoal/Reprodução/ND

O jovem estudante sofreu um grave acidente de carro no dia 1º de março e não acompanhou a crise sanitária que vem preocupando, desde o ano passado, o mundo todo.

“É quase como se ele tivesse dormido durante toda a pandemia. É difícil, pois sabemos que ele está mais alerta, mas como você explica a pandemia para alguém que está em coma?”, disse a tia dele, Sally Flavill-Smith, ao jornal Daily Mail.

Ele caminhava perto de casa, em Staffordshire, na Inglaterra, quando foi atingido por um carro e sofreu uma lesão cerebral traumática. O país entrou no primeiro lockdown devido a pandemia declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) três semanas depois do acidente.

Joseph passou seis meses no Hospital Geral de Leicester e depois foi transferido para o centro de reabilitação neurológica Adderley Green, onde está desde então. Enquanto estava internado, o jovem foi infectado duas vezes pelo novo coronavírus, uma enquanto estava em coma e outra depois de acordar.

De acordo com os médicos que cuidam do rapaz, ele está evoluindo bem depois de abrir os olhos e nas últimas semanas começou a mover os membros.

Ele ainda não pode ver os familiares e amigos devido ao terceiro lockdown imposto no Reino Unido em dezembro, mas responde as chamadas de vídeo piscando e sorrindo.

+

Saúde