Sem vacinas, Lages suspende 1ª dose do imunizante contra Covid-19 em idosos

A partir desta quarta-feira (7), equipes de vacinação estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose no público idoso e da 1ª dose nos profissionais da saúde dos grupos já elencados

A Prefeitura de Lages informou que aplicou as últimas vacinas contra a Covid-19, destinadas como 1ª dose, em idosos com 66 anos ou mais nesta terça-feira (6). Por conta disso, a partir desta quarta (7), as equipes de vacinação estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose no público idoso e na imunização com a 1ª dose dos profissionais de saúde dos grupos já elencados.

José Luiz Pinheiro pedalou mais de 5 km para tomar a vacina – Foto: Divulgação/Toninho Vieira/Prefeitura de LagesJosé Luiz Pinheiro pedalou mais de 5 km para tomar a vacina – Foto: Divulgação/Toninho Vieira/Prefeitura de Lages

“A partir do momento que o município receber um novo lote de vacinas para primeira dose, será possível dar continuidade a vacinação em Lages e ampliar a imunização para novos grupos descritos no Plano Nacional de Vacinação”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Os idosos que já receberam a 1ª dose da Coronavac há 21 dias estão aptos a receber a 2ª dose do imunizante no drive-thru instalado no Parque Conta Dinheiro, das 9h às 17h, ou na Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, onde horário de atendimento é das 8h às 18h.

Quem pode se vacinar no momento?

Poderão ter acesso à 1ª dose da vacina os profissionais da saúde acima dos 18 anos de idade que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias. Para esse grupo a imunização ocorrerá exclusivamente no sistema drive-thru, no Parque Conta Dinheiro.

Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

O que é necessário para a vacinação?

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. No caso dos idosos que estão aptos a receber a 2ª dose da Coronavac, será preciso ter em mãos o comprovante de recebimento da 1ª dose. Em caso de extravio uma nova via deverá ser retirada no setor de cadastro, instalado na entrada do Parque Conta Dinheiro.

Quando a vacina não é recomendada?

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada:

  • ter sinais e sintomas de síndrome gripal;
  • estar com febre;
  • ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias;
  • apresentar sintomas da Covid-19 nas últimas quatro semanas.

Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem no local de vacinação.

+

Saúde