Setor da saúde: A tecnologia como tendência em 2021

Com mudanças e avanços tecnológicos na área da saúde durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, tecnologia é a grande aposta para avanços ainda maiores neste ano

Tecnologia em saúde é tendência para 2021 – Foto: ShutterstockTecnologia em saúde é tendência para 2021 – Foto: Shutterstock

Com o avanço da tecnologia, o comportamento da população vem se modificando ao longo dos anos e no sistema de saúde não é diferente.

As ferramentas digitais e novas soluções chegaram para facilitar os serviços da medicina, e com a pandemia causada pelo novo coronavírus, conquistaram ainda mais espaço. Neste ano, a tecnologia é a grande aposta da área da saúde para avanços ainda maiores.

A Qualirede, especialista em gestão em saúde para o setor público, está cada vez mais focada em novidades e em aperfeiçoar o atendimento ao beneficiário, tornando-o ainda mais eficaz e produtivo.

“2020 foi um ano atípico, com inúmeros desafios e avanços no setor de gestão em saúde. Apesar das dificuldades, a pandemia trouxe a necessidade de mudanças, que abriram portas para a inovação nos processos e avanços tecnológicos no setor que vinham sendo adiados ao longo do tempo”, afirma Bruno Limas, Diretor da Qualirede.

“É importante adotarmos a tecnologia como nossa grande aliada, garantindo a redução de custos assistenciais, novas soluções ao setor público e um melhor atendimento ao beneficiário”, diz o diretor.

Agora, a área da saúde deve avançar na implementação de novas soluções tecnológicas e no aperfeiçoamento de outras que já vêm sendo utilizadas, como a telemedicina.

Avanço da telemedicina para um sistema de saúde mais eficiente

Graças à tecnologia, muitos atendimentos de pacientes ao sistema de saúde têm sido realizados por meio da telemedicina, que se tornou ferramenta essencial durante a pandemia, visto que as visitas ao hospital e unidades de saúde poderiam colocar o beneficiário em risco pela exposição ao coronavírus.

A lei que regulamenta o uso da telemedicina foi sancionada durante a pandemia, no dia 16 de abril, marcando um grande avanço na área da saúde. A partir da regulamentação desta prática, a tendência é que esse serviço evolua e amplie sua abrangência, contribuindo para tornar o sistema de saúde mais acessível e eficiente.

A Qualirede já vinha aperfeiçoando e obtendo resultados positivos com o atendimento por teleorientação, que oferece orientações iniciais e encaminhamento médico, antes mesmo da Covid-19.

Entre janeiro de 2018 e julho de 2020, foram realizados cerca de 315 mil telemonitoramentos.

Esses números demonstram a procura e a aceitação dos pacientes ao atendimento à distância, que é essencial para impulsionar o avanço da telemedicina no país.

Soluções digitais para otimização do trabalho

Para garantir avanços no setor da saúde, o investimento será ainda maior em ferramentas digitais, porque colaboram na gestão, otimização do fluxo de trabalho e automação dos processos. Hoje os pacientes conseguem agendar consultas online, acessar exames por meio de celulares, tablets e computadores, receber atendimento, entre outros serviços.

Tecnologia & atendimento humanizado

Segundo Bruno Limas, a Qualirede, para a eficácia das soluções tecnológicas na gestão médica, é preciso considerar a humanização nos atendimentos.

“É possível conciliar qualidade nos atendimentos e tecnologia, desde que as soluções inovadoras sejam utilizadas para fornecer a melhor experiência ao paciente, aliando o atendimento humanizado com os avanços tecnológicos”, diz o Diretor.

Há mais de uma década a Qualirede investe em trazer otimização de custos e soluções inovadoras em saúde para o setor público.

Com a tecnologia como tendência para 2021, enxerga a possibilidade de facilitar ainda mais a vida dos pacientes, gerar valor ao mercado, otimizar processos e levar mais saúde para mais pessoas.

+

Saúde é tudo