Shopping Mueller, em Joinville, é interditado por 48 horas por descumprir decreto

Vigilância Sanitária interditou shopping porque havia idosos dentro do estabelecimento; shopping irá recorrer da decisão

O shopping Mueller, um dos principais de Joinville, no Norte do Estado, foi interditado na tarde desta terça-feira (7), por 48 horas.

A fiscalização foi realizada pela Vigilância Sanitária e a interdição foi motivada por descumprimento do último decreto municipal que prevê a restrição da presença de idosos em espaços públicos e diversos outros espaços privados.

Conforme o decreto, está proibido o deslocamento de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Somente é permitido para o desempenho de atividades estritamente necessárias, como trabalho.

De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, na semana passada, o local já havia passado por fiscalização e sido alertado sobre a presença de idosos e a necessidade de cumprimento do decreto.

O decreto, no entanto, libera a circulação de idosos em farmácias, locais para vacina, praça de alimentação e nas lojas Americanas, que tem status de mercado. Portanto, nestes espaços, a presença deles estaria em conformidade com o decreto.

A assessoria ressalta, ainda, que a segurança do shopping não tem poder de polícia para barrar ou proibir a entrada de qualquer pessoa. O shopping já acionou a assessoria jurídica que irá recorrer da decisão apresentando à Justiça um requerimento para a reabertura urgente do espaço.

Além disso, um documento formal deve ser remetido ao secretário municipal de saúde, informando e questionando a decisão devido aos ambientes liberados que constam no decreto e fazem parte da estrutura do shopping.

A Prefeitura de Joinville informou, no fim da tarde desta terça-feira (7), que novas vistorias serão realizadas para avaliar o cumprimento das obrigações.

Patrulha do Coronavírus

A Vigilância Sanitária destacou que continua fiscalizando as medidas preventivas no município. Desde que foi inciado o trabalho da Patrulha do Coronavírus, em abril, foram realizadas 6,8 mil vistorias.

Deste total, 82 estabelecimentos foram autuados por irregularidades e estão em risco de interdição, caso voltarem a descumprir as medidas. A suspensão provisória das atividades do shopping foi a primeira interdição efetivada por descumprimento.

As pessoas podem fazer denúncias sobre descumprimentos das medidas exigidas por meio do sistema Web-Saúde, no número (47) 3481-5165, via WhatsApp.

+

Saúde