Shopping Via Catarina investe em sanitização periódica para a limpeza dos ambientes

Desde o início da pandemia os shoppings têm investido para proteger os frequentadores contra a Covid. Além das medidas obrigatórias, esses espaços têm ido além e têm buscado soluções criativas para garantir a segurança dos consumidores.

Antes da pandemia chegar ao Brasil, as imagens do uso do equipamento especial de sanitização de ambientes pareciam muito distantes. Hoje, elas viraram rotina do Shopping Via Catarina, em Palhoça. Chão, parede e objetos. Nada fica de fora do equipamento que lança jatos de vapor com substâncias que limpam o ambiente e são capazes de eliminar o coronavírus. “Nós temos feito periodicamente a questão da sanitização de todas as dependências do shopping. Interna e externa. Nós apostamos muito nisso”, diz o superintendente do Shopping Via Catarina, Jânio Bezerra.

Com uso da tecnologia, superintendente do Shopping Via Catarina, Jânio Bezerra, monitora fluxo de pessoas em tempo rea – Foto: Reprodução NDTV

Desde o início da pandemia, o shopping mudou a rotina para garantir a segurança dos frequentadores. No teto, sensores registram o número de pessoas em tempo real para evitar aglomeração. Também no teto, as aberturas distribuídas pelos corredores garantem a troca de ar. Na praça de alimentação, foi reduzido o número de mesas para evitar aglomeração. Em diversos pontos do shopping, avisos sobre distanciamento, higiene e uso de máscara foram instalados. As escadas rolantes passam por limpeza permanente e dezenas de dispensers de álcool em gel foram distribuídos pelo shopping.

Além dos decretos da prefeitura e do Governo do Estado, os shoppings seguem o protocolo da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) elaborado com consultoria do Hospital Sírio Libanês. E ainda assim, alguns espaços vão além e adotam ainda mais medidas de segurança. No caso do Via Catarina, a prefeitura de Palhoça não obriga a medição de temperatura, mas a superintendência do shopping fez questão de adotar o procedimento. Além do termômetro convencional, o shopping também adquiriu um equipamento que faz a medição através do pulso.

Outra medida  adotada no shopping para aumentar a segurança foi a realização de teste de Covid em todos os funcionários. “O pessoal da limpeza, segurança e manutenção que presta um serviço direto pro lojista aqui para a estrutura. Nós fizemos o teste em todos para ter a certeza absoluta de que não teria ninguém com algum problema”, diz Jânio Bezerra.

O resultado do investimento é a sensação de segurança. O consumidor se sente protegido, respeita as regras e volta. “É um local prático, querendo ou não, nós temos acesso a várias lojas num mesmo ambiente, então é rápido. Tem estacionamento tem tudo, então é muito fácil de ter acesso”, diz o bancário Guilherme Luchtenberg.

E claro, a tecnologia ajuda. O cumprimento das regras para combater a Covid fica na palma da mão do superintendente do shopping. Na tela do celular, ele recebe os números, monitora as câmeras e confere os resultados. “O feedback tem sido o melhor possível. A população tem sido bem consciente aqui no município. As pessoas que têm frequentado o shopping já sabem, já estão sabendo que existem essas regras, esses protocolos. Então, fica um pouco mais fácil pra gente pedir e contar com o apoio das pessoas”. 

Shopping investe em sanitização com produto que elimina o coronavírus – Foto: Divulgação/Shopping Via Catarina

Normas de proteção contra a Covid-19

Conheça algumas medidas adotadas no shopping Via Catarina para cuidar da saúde dos consumidores

  • – Investimento em sanitização periódica para limpeza dos ambientes
  • – portas abertas e limpeza do ar-condicionado para qualidade do ar
  • – aferição da temperatura corporal ao entrar no shopping
  • – disponibilização de dispensers de álcool pelos corredores e nas lojas
  • – higienização constante das superfícies
  • – redução do número de mesas na praça de alimentação
  • – controle do número de pessoas para evitar aglomeração
  • – instalação de sensores para a contagem automática de pessoas no shopping
  • – monitoramento do cumprimento das normas pelos seguranças e câmeras
  • – uso obrigatório de máscara de proteção nas dependências do shopping
  • – exames médicos nos funcionários para identificar Covid
+

Nossos Shoppings