Site mostra calendário de vacinação contra a Covid-19 em SC; saiba mais

Usuário terá acesso a informações básicas como datas, locais de aplicação das doses e ordem de vacinação. Municípios têm até esta sexta para enviar os dados

Foi lançado nesta quinta-feira (27) o site “Quem vacina hoje?”, que disponibilizará os calendários de vacinação contra a Covid-19 de todos os 295 municípios catarinenses. O usuário terá acesso a informações básicas como datas, locais de aplicação, o público prioritário que está na vez de ser imunizado e documentos que são exigidos para a vacinação.

Site mostra calendário de vacinação contra a Covid-19 em SC; saiba mais – Foto: Rodrigo Nunes/MS/Divulgação/NDSite mostra calendário de vacinação contra a Covid-19 em SC; saiba mais – Foto: Rodrigo Nunes/MS/Divulgação/ND

A plataforma foi desenvolvida pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) em parceria com o Cosems (Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde) e a SES (Secretaria de Estado da Saúde). A página está disponível nos portais dos três órgãos e das prefeituras municipais. 

O objetivo é facilitar o acesso da população às informações sobre a campanha de imunização e tornar o processo mais transparente.

Os municípios têm até esta sexta-feira (28) para alimentar o site com as informações iniciais, que depois passam a ser atualizadas junto com os seus calendários de vacinação.

A utilização da ferramenta pelos municípios tornou-se obrigatória, por ter sido objeto de pactuação pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite) de Santa Catarina.

O uso, no entanto, não prejudica o uso de ferramentas próprias pelos municípios, em especial para operacionalização de estratégias como o agendamento da vacinação.

Para o Cosems, a ferramenta vai auxiliar as Secretarias Municipais a cumprirem de forma mais eficiente o compromisso de cada município com a sua população, uma vez que preenche uma das principais lacunas na campanha de imunização, já prejudicada pela escassez de vacinas, que é a de levar aos públicos prioritários a informação de que agora chegou a sua vez de se vacinar.

Com o site, tanto as pessoas que aguardam a vez de receber a vacina, quanto os órgãos de controle externo, como o Ministério Público, poderão monitorar o cumprimento adequado de cada fase da campanha para o atendimento dos públicos prioritários.

+

Saúde

Loading...