Sob ameaça de greve, motoristas de ônibus de Florianópolis pressionam por vacina

Sindicato que representa a categoria enviou documento para a Prefeitura pedindo início da vacinação da classe e ameaçando paralisação do transporte coletivo

O sindicato que representa os trabalhadores do transporte público de Florianópolis enviou um documento para a Prefeitura da Capital, na última segunda-feira (31), ameaçando o início de uma greve, caso a classe não seja vacinada contra a Covid-19.

Trabalhadores do transporte público de Florianópolis ameaçam entrar em greve – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDTrabalhadores do transporte público de Florianópolis ameaçam entrar em greve – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Na ocasião, o Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Grande Florianópolis) destaca que vem exigindo a imediata vacinação ainda no início da imunização no Brasil.

“Desde que chegaram as primeiras vacinas no país, a diretoria do Sintraturb cobra dos patrões, da prefeitura de Florianópolis e do Governo do Estado, quando seremos vacinados”, diz em nota.

SEM VACINA O TRANSPORTE PODE PARARE inegável que tivemos paciência e responsabilidade diante de todo o momento que…

Posted by Sintraturb – Sindicato de Luta on Tuesday, June 1, 2021

O secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, informou nesta terça-feira (1º) que já recebeu o documento do sindicato.

Já o secretário adjunto de Saúde de Florianópolis, Luciano Formighieri, explicou que um levantamento dos profissionais será realizado a partir desta quarta-feira (2).

“Além deste levantamento numérico, dependemos da chegada de novas doses e estabelecer o quantitativo para os grupos prioritários e faixa etária. Assim como dependemos do que está no estoque”, completou.

Segundo Luciano Formigheri, apenas cerca de 9 mil doses da vacina contra a Covid-19 estão guardadas para seguir a vacinação. Além disso, ele afirma que o quantitativo é usado em apenas um dia de grande atendimento.

Início da vacinação dos profissionais

Ainda conforme Formigheri, não é possível estabelecer o prazo para início da vacinação dos profissionais do transporte público.

“Dependemos da chegada de novas vacina, completar a demanda dos atuais grupos prioritários e precisamos respeitar o Plano Estadual de Vacinação”, completou.

Conforme o plano de vacinação disponível no Covidômetro, ferramenta de acompanhamento da Prefeitura de Florianópolis, os trabalhadores do transporte coletivo serão o próximo grupo de vacinação. Assim como caminhoneiros, trabalhadores portuários, metroviário, ferroviário e transporte aquaviário.

Próximo grupo de vacinação em Florianópolis – Foto: PMF/Reprodução/NDPróximo grupo de vacinação em Florianópolis – Foto: PMF/Reprodução/ND

Ainda segundo dados do Vacinômetro, portal de acompanhamento da imunização na Capital, nesta terça-feira (1º), 168.772 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 66.539 o reforço vacinal, o que representa apenas 13,08% da população de Florianópolis.

Veja os detalhes dos grupos prioritários em Florianópolis

Vacinação por grupo prioritário em Florianópolis – Foto: PMF/Reprodução/NDVacinação por grupo prioritário em Florianópolis – Foto: PMF/Reprodução/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde