Sobe para 46 o número de casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina

Blumenau, Itajaí e Pouso Redondo registraram novos casos; um caso em São José foi retirado da contagem em razão do paciente ser morador de Canela (RS)

LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Pará) presta orientações para prevenção do novo coronavirus -Fotos: Pedro Guerreiro / Ag. Pará/Fotos Públicas/NDLACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Pará) presta orientações para prevenção do novo coronavirus -Fotos: Pedro Guerreiro / Ag. Pará/Fotos Públicas/ND

Subiu para 46 os casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina. Na terça-feira (3), conforme boletim da Secretaria de Saúde, 43 casos eram monitorados no Estado. As cidades que registraram novos casos foram Blumenau, Itajaí e Pouso Redondo.

Na terça-feira (3) ), um paciente de Canela (RS) foi indevidamente lançado como suspeito em Santa Catarina. O morador da cidade gaúcha, em trânsito pelo Estado, foi atendido em unidade de saúde de São José e contabilizado no município, porém já corrigido na Plataforma IVIS.

Nesta quarta-feira (4), o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, concedeu entrevista coletiva à imprensa. A Secretaria de Saúde ressaltou que a maioria dos casos de Covid-19 são e serão tratados em casa, salvo aqueles pacientes debilitados e suscetíveis a quadros mais graves.

Leia também:

Santa Catarina foi um dos estados escolhidos para receber os insumos e tem a equipe preparada para começar a lidar com os diagnósticos, quando disponíveis.

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), depois de receber os equipamentos e treinamentos necessários, deverá obter os resultados de maneira mais rápida. No momento, os diagnósticos levam em média sete dias.

No Brasil são três casos confirmados

Até a tarde desta quarta-feira (4), havia três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O país está com 531 casos suspeitos do Covid-19.

O terceiro caso, também importado do novo coronavírus no Brasil, teve diagnóstico confirmado nesta quarta (4), em São Paulo, pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo, confirmou o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal). Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso. Trata-se de uma adolescente, de 13 anos, moradora de São Paulo. A paciente esteve recentemente em Portugal e Itália.

Veja dados de Santa Catarina:

Suspeitos: 46 casos

Balneário Camboriú: 3

Blumenau 1

Brusque 1

Chapecó 2

Concórdia 1

Criciúma 1

Florianópolis 12

Itajaí 4

Itapema 2

Joinville 7

Balneário Piçarras 1

Porto Belo 1

Pouso Redondo 2

São Bento do Sul 2

São João Batista 1

São José 4

Tijucas 1

+

Saúde