Tata Werneck publica mensagem após piora de Paulo Gustavo

Humorista publicou uma mensagem nas redes sociais desejando forças a Paulo Gustavo, que sofreu piora no estado de saúde

A apresentadora e humorista Tata Werneck publicou na manhã desta quarta-feira (14) uma mensagem especial ao amigo Paulo Gustavo. Ele está internado há um mês por complicações da Covid-19 e sofreu piora no estado de saúde, segundo o marido do ator.

Tata Werneck se pronuncia após piora de Paulo GustavoTatá Werneck e Paulo Gustavo – Foto: Reprodução/Redes Sociais

“O Brasil todo está com você meu amigo :). Doida pra você receber os aplausos mais calorosos da sua vida” escreveu Werneck no seu perfil pessoal do Instagram.

A publicação acompanha uma foto com uma citação do escritor norte-americano Ernest Hemingway. O trecho foi retirado do livro Adeus às Armas, publicado em 1929.

– Quem está nas trincheiras ao teu lado?

– E isso importa?

– Mais do que a própria guerra

Ernest Hemingway

Nesta terça-feira (13), Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, também usou o Instagram para agradecer pelas orações e, ainda, para reforçar a fé na melhora do humorista.

Situação crítica

O comediante passou por uma microcirurgia para corrigir uma passagem de ar entre os brônquios e a membrana que reveste os pulmões. Ele completou um mês de internação nesta terça-feira (13).

Neste domingo, a equipe médica esclareceu que “às fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários”.

A fístula broncopleural é a conexão anormal entre os brônquios e a pleura – membrana dupla que reveste os pulmões. De modo geral, uma fístula é a conexão entre duas estruturas do corpo que, em condições normais, não estariam conectadas.

No caso do ator, essa condição nos pulmões faz com que o ar escape por algum lugar do órgão. Há diversas causas para que isso ocorra em um paciente que está sob ventilação mecânica.

Conforme os médicos, a situação clínica de Paulo Gustavo é “crítica” e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação.

“Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”, complementa o boletim.

+

Saúde