Telemedicina para ajudar pacientes. Tecnologia é aliada da saúde com orientação remota

SC Saúde investe no atendimento a distância para melhorar a situação de pacientes que têm doenças crônicas ou sintomas preocupantes da Covid-19. Processo beneficia segurados e profissionais da saúde

Depois de orientações pelo telefone, o processo inclui uma chamada de vídeo para a consulta – Foto: Drazen Zigic

A inovação está em destaque nos serviços de saúde por uma exigência dos tempos atuais. Com o distanciamento social, são aplicadas as ferramentas para enfrentar o período de pandemia da forma mais segura possível.

Neste desafio entram a teleorientação e a telemedicina, que auxiliam na manutenção de tratamentos e prevenção.

Por meio da orientação remota, feita por enfermeiros e médicos capacitados, as pessoas podem buscar informações sobre a Covid-19 e dar continuidade a tratamentos de doenças crônicas, com a segurança de serem atendidas por um profissional da área.

Para o médico do SC Saúde, Maurício Volpato, a pandemia do novo coronavírus trouxe a oportunidade de colocar em prática a telemedicina.

“Além de trazer praticidade, esse atendimento garante segurança para momentos como esse, em que é necessário todo o cuidado para prevenir o contágio e dar acesso à saúde. Desta forma, é possível dar sequência ao acompanhamento de pacientes crônicos e prestar atendimento inicial para casos agudos”, diz Volpato.

Iniciativa beneficia pacientes e profissionais

Volpato observa que o serviço de teleorientação da Qualirede fornece aos segurados do SC Saúde o atendimento com enfermeiros e médicos, que realizam uma avaliação inicial e alertam quando os sinais e sintomas da doença se tornam evidentes.

“Os encaminhamentos para atendimentos presenciais são indicados pelos médicos, somente em casos realmente necessários. Essa iniciativa tem sido muito produtiva e traz segurança para pacientes e profissionais da saúde, garantindo a todos o cuidado de evitar a contaminação”, afirma.

Segurado mais tranquilo

Antônio Carlos da Silva, segurado do plano SC Saúde, mora em São José. Ao suspeitar de uma pessoa da família com sintomas da Covid-19, buscou orientação com a equipe de enfermagem do SC Saúde. Então, ficou mais tranquilo.

“Fui atendido com muita receptividade. A equipe não mediu esforços para me orientar. É muito bom poder contar com esse serviço do SC Saúde”, elogiou o segurado.

 

Todos em casa com a tecnologia

Foto: Reprodução

Desde que começou a restrição social, os serviços de teleorientação e telemedicina também se adaptaram para uma rotina “home office”, como garante a Gerente de Atenção Integral à Saúde do SC Saúde, Daniela Parizotto.

 

“Transformamos uma operação com mais de 80 profissionais técnicos, incluindo enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde para realizar atendimento em home office. Os atendimentos têm o objetivo de fornecer orientações seguras de prevenção e manejo da Covid-19, com base nos protocolos do Ministério da Saúde”, declara a gerente.

 

Foto: Reprodução

O serviço de teleorientação na Central do SC Saúde funciona todos os dias, das 8h às 17h, e conta com atendimento médico em casos positivos para Covid-19 ou quando há sintomas graves. Para ter o atendimento, o segurado deve ligar para o número: (48) 3089-9605.

O que são teleorientação e telemedicina?

 Teleorientação: É um atendimento feito por telefone, que funciona como uma triagem. As pessoas podem se informar sobre qual profissional procurar frente ao sintoma apresentado, e ter o acompanhamento de seu tratamento com um enfermeiro.

Telemedicina: É uma prática que ganhou espaço nesse momento em que a demanda por um atendimento médico se tornou ainda mais urgente. A telemedicina é uma consulta feita por vídeo chamada, regulamentada para essa fase de pandemia.

Edição: Alessandra Cavalheiro

+

Saúde é tudo