“Tenho um cheque de R$ 20 bilhões para comprar a vacina”, diz Bolsonaro

Presidente, que passa férias no Litoral Norte catarinense, ainda afirmou que o Brasil é um dos países que mais vacinou no mundo

A vacina contra a Covid-19 foi um dos temas da conversa de Jair Bolsonaro com a imprensa na tarde desta segunda-feira (15) em Santa Catarina. O presidente está desde sábado (13) em São Francisco do Sul, no Litoral Norte, onde passa dias de folga.

Vacinação no Brasil começou em janeiro, após aprovação da CoronaVac pela Anvisa – Foto: Prefeitura de Joinville/DivulgaçãoVacinação no Brasil começou em janeiro, após aprovação da CoronaVac pela Anvisa – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Questionado sobre a quantidade de vacinas, ele afirmou que há falta de imunizantes no mercado e de que o Brasil é um dos países que mais vacinou: “olha, não tem vacina. No mundo todo está faltando vacina. Não é nós, é o mundo todo. O Brasil é um dos países, em números absolutos, que mais vacinou. Não tem no mercado a vacina, está em falta”.

Além disso, em entrevista à Record TV, ele reafirmou que comprará qualquer imunizante que for liberado pela Anvisa e reintegrou que ela não é obrigatória.

“Agora o que eu sempre falei: uma vez a Anvisa liberando eu compraria. Tanto é que eu tenho, entre aspas, um cheque de R$ 20 bilhões de reais para comprar a vacina, na medida provisória que eu assinei agora em dezembro do ano passado. […] Ninguém está negando a vacina ou desestimulando. E o que depender de mim ela é opcional, não é obrigatória”, enfatiza.

De acordo com o levantamento do ND+, 5.609.937 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no Brasil até esta segunda-feira. Em Santa Catarina, já são 133.986, contando a primeira e a segunda aplicação.

Bolsonaro em Santa Catarina

Desde sábado (13), o presidente passa dias de folga, acompanhado da família, no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul. A expectativa é de que ele deixe a cidade nesta quarta-feira (17). Esta é a segunda vez que Bolsonaro visita a cidade.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde