Testagem para coronavírus continua nesta sexta-feira (31) para militares em Florianópolis

Até o momento, a Prefeitura da Capital realizou 1.239 testes em comerciantes da Capital e 455 servidores da Assistência Social do município

Até o momento, já foram feitos 1239 testes para o novo coronavírus em comerciantes da <a href="http://www.pmf.sc.gov.br/" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Capital</a>, e 455 para  servidores da Assistência Social &#8211; PMF/Divulgação/NDAté o momento, já foram feitos 1239 testes para o novo coronavírus em comerciantes da Capital, e 455 para  servidores da Assistência Social – PMF/Divulgação/ND

Continua, nesta sexta-feira (31), a testagem para coronavírus para bombeiros e policiais militares atuam em Florianópolis. Quase 400 militares compareceram para realizar os exames apenas nos dois primeiros dias da coleta. Ao todo, serão feitos os testes 777 Militares da cidade. Desses, 600 testes serão em policiais militares que trabalham nos três batalhões da Polícia Militar no município e 177 serão em Bombeiros Militares do 1º batalhão, responsáveis pela área operacional da corporação na Capital.

A iniciativa começou a ser realizada após pedido da Aprasc (Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina) e do Comando da 1ª Região de Polícia Militar ao prefeito Gean Loureiro. Os testes serão do Tipo RT PCR e são feitos no Mercado Público de Florianópolis, em um espaço amplo e arejado, como já vinha sendo feito.

As coletas serão realizadas durante todo o dia, de terça a sexta-feira, para evitar filas. Os resultados ficam prontos em até 48 horas e todos os profissionais que testarem positivo serão afastados das suas atividades e serão acompanhado pela Vigilância Epidemiológica da Capital.

Os testes são fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub, a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.

“Realizar a testagem é fundamental para acompanharmos como está a situação do coronavírus na cidade, para prevenirmos novas contaminações e frear a expansão da pandemia na cidade. É a nossa medida para saber quanto o vírus circula entre a população e quais pessoas precisam ficar em isolamento ou com restrições”, explica o prefeito da Capital.

Aplicação de 13.580 testes

Desde o dia 8 de julho, a Prefeitura da Capital passou a testar servidores, comerciantes e academias. A iniciativa testou guardas municipais, empregados da Comcap, de academias e pequenos negócios de centros comercias. O objetivo é identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.

Testagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo &#8211; PMF/Divulgação/NDTestagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo – PMF/Divulgação/ND

Até o momento, já foram feitos 1239 testes para o novo coronavírus em comerciantes da Capital, sendo 27 positivos para a doença, e 792 em funcionários de academias, sendo 10 positivos. Na semana passada foram testados 455 servidores da Assistência Social, sendo 8 positivos, e 218 servidores da Secretaria de Infraestrutura, onde nenhum foi confirmado com a doença. Todos os casos positivos e seus contatos próximos foram colocados em isolamento e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Florianópolis ou de seus respectivos municípios. O objetivo da testagem foi identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.

A testagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo.
Segundo o Covidômetro, portal da Prefeitura de Florianópolis que reúne informações e análises sobre a Covid-19 na cidade, até essa quinta-feira (30), foram confirmados 5.858 casos de coronavírus na Capital e 55 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 86.67% na região da Grande Florianópolis.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Prefeitura de Florianópolis