Testes do Covid-19 são encontrados em terreno de Chapecó

Resíduos foram descartados incorretamente e empresa especializada recolheu o material

Resíduos de testes utilizados para a coleta de secreção de exame swab da Covid-19 foram encontrados descartados de forma irregular, na linha Campinas, interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A Vigilância Sanitária foi acionada e a coleta foi realizada por empresa especializada.

Resíduos foram coletados por empresa especializada que deu a destinação correta aos materiais. – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

A informação foi repassada pela prefeitura de Chapecó que reforça que a marca de teste encontrada não é utilizada pela Rede Municipal de Saúde de Chapecó. “Todo o material de saúde, considerado contaminante, é descartado adequadamente pelo município e coletado por uma empresa especializada”, informou a Secretaria de Comunicação da prefeitura.

A orientação da prefeitura é de que todos os resíduos de saúde sejam levados à unidade de saúde mais próxima, uma vez que se tratam de materiais contaminantes. Todo o material é descartado corretamente e recebe a destinação adequada.

Destinação correta

De acordo com a engenheira ambiental e sanitarista do Grupo Servioeste, Caroline Beutler, resíduos de saúde apresentam risco de contaminação por conterem agentes biológicos, características de patogenicidade e toxicidade prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente. Em função disso, devem ser devidamente encaminhados para tratamento e destinação final, a fim de que o potencial de contaminação seja eliminado.

A engenheira ambiental destaca que o descarte incorreto destes materiais junto a resíduos não contaminados ou sobre o solo, leitos de rios e outros locais inadequados, pode causar acidentes de trabalho, expor a comunidade a riscos, contaminar solo e água, e ainda impactar a saúde humana e animal.

“Para evitar contaminações, os resíduos gerados em serviços de saúde devem ser encaminhados para empresa especializada em tratamentos capazes de eliminar riscos associados ao material, como autoclavagem ou incineração, de acordo com cada resíduo. Após tratamento, os resíduos devem receber destinação final adequada, sempre em conformidade com a legislação”, complementa.

Os resíduos encontrados são contaminantes. – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

Denuncie

Denúncias podem ser feitas ao Departamento de Resíduos Sólidos no telefone (49) 3319-3629. Para acionar a Vigilância Sanitária o contato é (49) 3319-1400.

+

Saúde