Tire suas dúvidas sobre melanoma em tempos de praia e sol

Oncologista responde questionamento de paciente e esclarece sobre tratamento precoce e diagnósticos do melanoma

Fique atento e consulte seu médico para prevenção e diagnóstico precoce – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDFique atento e consulte seu médico para prevenção e diagnóstico precoce – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Estamos no verão, e nada mais natural do que vermos praias cheias e pessoas mais expostas ao sol, mesmo que de forma não intencional. Aqui você poderá tirar dúvidas com especialista sobre melanoma, uma tipo de câncer de pele que pode e deve ser evitado.

Este mês o projeto especial Saúde Mais abordou os principais pontos na prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico precoce por meio da procura por um dermatologista para identificar lesões que possam trazer preocupação.

Dr. Ricardo Branco, oncologista da Noova Oncologia, respondeu algumas dúvidas de uma paciente e outras que podem ajudar a entender a importância do tratamento precoce após o diagnóstico do melanoma.

Veja algumas perguntas respondidas pelo oncologista

1 – Dr. Ricardo Branco, minha irmã teve o diagnóstico de melanoma depois de tirar uma pinta que cresceu nas costas. O que ela precisa fazer agora?

A primeira medida a ser tomada é avaliar se a pinta que cresceu e se transformou num melanoma foi adequadamente operada. No tratamento cirúrgico do melanoma é fundamental, para obter a máxima chance de cura, que a lesão seja retirada com margens de segurança, ou seja, que haja uma distância segura das extremidades do câncer até onde foi feito o corte.

Além da cirurgia, é também necessário verificar se o melanoma não cresceu e espalhou para outras partes do corpo, principalmente para os gânglios (são as famosas ínguas). Se houver gânglios com suspeita ou presença de melanoma, eles também devem ser retirados por um cirurgião capacitado.

2 – Dr. Ricardo, ela vai precisar de quimioterapia?

Muito provavelmente, não. Hoje, a quimioterapia no tratamento complementar à cirurgia é algo que não deve ser feito. Em casos nos quais haja um maior risco 58% de a doença voltar, os tratamentos complementares são principalmente as drogas alvo e imunoterapias modernas.

As drogas alvo são comprimidos (isso mesmo, é possível tratar o melanoma através de alguns poucos comprimidos por dia!) capazes de matar as células do câncer que possuam sensibilidade a estas medicações. As imunoterapias são medicamentos injetáveis capazes de erradicar a doença antes mesmo de que ela se espalhe e atinja outras partes do corpo.

3 – Dr. Ricardo branco, como funcionam as tão faladas imunoterapias?

As imunoterapias modernas são ainda mais surpreendentes que os comprimidos, pois são remédios injetáveis que ensinam o nosso corpo a combater o melanoma usando nossas próprias células de defesa.

Os imunoterápicos são anticorpos sintéticos capazes de bloquear os mecanismos que o câncer usa para se esconder no corpo. Uma vez descoberto pelo sistema imune, nossas células irão atacar o câncer e impedir que se espalhe.

Mesmo em casos onde a doença já se espalhou além da pele e dos gânglios, a ativação do sistema imune através destas medicações é tão eficiente que pode fazer o melanoma desaparecer, evitando muitas consequências negativas desta doença tão perigosa e, o mais importante de tudo, preservando a qualidade de vida, por ser uma medicação mais bem tolerada, com menos efeitos colaterais que a quimioterapia, por exemplo.

Tire suas dúvidas

Um exame rápido tira suas dúvidas e traz tranquilidade para curtir o verão – Foto: Getty Images/iStockphoto/NDUm exame rápido tira suas dúvidas e traz tranquilidade para curtir o verão – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Não fique com dúvidas em relação à sua saúde, informação, prevenção e profissionais qualificados são suas maiores armas para evitar surpresas desagradáveis.

Marque sua consulta conosco e amplie seus cuidados com você mesmo. Neste ano, a Noova Oncologia trouxe mensalmente seus profissionais junto ao projeto especial Saúde Mais para ampliar o acesso público a informação de qualidade, que realmente fazem a diferença na prevenção e tratamento do câncer.

Caso tenha perdido alguma reportagem, confira a seguir as publicações feitas em 2021 com informações sobre oncologia

Noova Oncologia

Somos uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em ofertar cuidados e carinho aos nossos pacientes. A missão da Noova Oncologia é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção oferecendo cuidado integral, humano e com qualidade técnica.

Mesmo que todos digam não, com um pingo de Noova acreditamos que é possível.  A visão da Noova é ser reconhecida como referência em promoção à Saúde.

Noova tem convênios com Casacaresc, Cassi, Celos Saúde, Elo Saúde, Fundação Assefaz, Geap, Postal Saúde, Premium Saúde, SC Saúde, SIM Plano de Saúde, Sul América e Unimed.

Entre em contato

+

Saúde Mais

Loading...