Tomou a Pfizer? Veja nova data da 2ª dose após antecipação em Itajaí e região

Diversos municípios da região reduziram o intervalo do imunizante, veja se você já pode tomar a segunda dose

Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes são algumas das cidades do Litoral Norte que já reduziram o intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer, imunizante da Biontech. Agora o intervalo de 12 semanas passou para 8 semanas.

A antecipação foi autorizada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina na última quinta-feira (16), seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Em Itajaí, a segunda dose da Pfizer ocorre no Centreventos e nas Unidades de Saúde, enquanto durarem os estoques. A segunda dose da AstraZeneca segue esgotada nas Unidades de Saúde e no Centreventos.

Segunda dose da Pfizer foi antecipada de 12 para 8 semanas em Itajaí e região – Foto: Gabriela Milanezi/NDSegunda dose da Pfizer foi antecipada de 12 para 8 semanas em Itajaí e região – Foto: Gabriela Milanezi/ND

O Município aguarda o envio de novas doses do imunizante pelo Governo do Estado para retomar a vacinação da segunda dose. A população de 18 anos ou mais, que ainda não recebeu a primeira dose, pode procurar uma unidade de saúde ou Centreventos para se imunizar.

Em Balneário Camboriú, a segunda dose da Pfizer ocorre, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde Central, na rua 1.500, e no drive-thru, ao lado do colégio Ivo Silveira. Nas demais unidades ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No drive-thru do estacionamento coberto do Balneário Shopping, com entrada pela Avenida das Flores, a vacinação ocorre das 12h às 17h.

Navegantes montou um cronograma para a segunda dose da Pfizer, desta forma, a partir de segunda-feira (20), o município começa a aplicar a D2 do imunizante aos vacinados entre os dias 26 e 30 de julho. Quem recebeu a primeira dose antes destas datas, também pode se vacinar.

A Prefeitura de Navegantes ressalta que, para cumprir esta antecipação da D2, depende do envio de doses do Governo do Estado, que por sua vez recebe as vacinas do Governo Federal.

Confira o cronograma da semana:

  • Segunda-feira (20 de setembro) – vacinados em 26 de julho ou antes
  • Terça-feira (21 de setembro) – vacinados em 27 de julho
  • Quarta-feira (22 de setembro) – vacinados em 28 de julho
  • Quinta-feira (23 de setembro) – vacinados em 29 de julho
  • Sexta-feira (24 de setembro) – vacinados em 30 de julho

Para a próxima semana, a secretaria de Saúde ampliou os pontos de vacinação para D2 de Pfizer. A aplicação ocorre, agora, em oito unidades básicas de saúde: Central, Gravatá, Meia Praia, Machados, Verde Mar, São Domingos 2, São Pedro e Porto das Balsas. O atendimento é feito sem agendamento.

Pfizer em SC

Atualmente, Santa Catarina possui armazenado na Rede de Frio um total de 303.0320 doses da Pfizer para aplicação da segunda dose (D2). O quantitativo é suficiente, neste momento, para realizar essa antecipação de pessoas que receberam a primeira dose até dia 21 de julho.

Vacinação de adolescentes

A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade em Santa Catarina está mantida, priorizando aqueles portadores de comorbidades, deficiência permanentes, gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas.

Para isso, deverá ser utilizada a vacina do laboratório Pfizer, único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser utilizado nesse grupo etário.

A decisão foi baseada em posicionamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que indica a aplicação da vacina em adolescentes, tendo em vista que testes demonstraram alta eficácia e boa segurança da vacina Pfizer neste grupo etário.

Além disso, ainda de acordo com a OMS, evidências sugerem que os adolescentes têm tanta probabilidade de transmitir a Covid-19 quanto os adultos.

Durante a reunião, o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destacou que a vacinação dos adolescentes é necessária, importante e que não existe nenhuma contraindicação de vacinação deste público com doses da vacina Pfizer, já aprovada pela Anvisa para essa aplicação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...