Transporte público: saiba como está a situação em Santa Catarina

Decreto do governo do Estado prorrogou série de medidas de isolamento social que levaram à suspensão do transporte em diversas regiões

O último decreto assinado pelo governo do Estado prorrogou uma série de medidas de isolamento social. O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros está suspenso desde o dia 3 de agosto. A medida vale até o dia 10 de agosto.

Transporte público continua suspenso na Grande Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

As regiões que já tinham essa suspensão tiveram a medida renovada pelo mesmo período. As regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte também foram incluídas.

Além da ampliação, o decreto também prorrogou as medidas restritivas na Região Carbonífera, Grande Florianópolis, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste e Região de Xanxerê.

Grande Florianópolis

A circulação dos ônibus permanece suspensa nas quatro principais cidades da Grande Florianópolis, mesmo com a nova classificação da Secretaria de Estado da Saúde (que considera os municípios desta região em nível grave e não mais gravíssimo).

Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu decidiram seguir o decreto estadual que suspendeu o transporte. Somente com a autorização da gestão estadual é que devem ser avaliadas e realizadas novas mudanças no setor na região da Capital.

Oeste

As regiões do Oeste, Alto Uruguai e Xanxerê restringiram o transporte coletivo urbano até a próxima semana, conforme decretos assinados pelos prefeitos no mês de julho.

Em Chapecó, a retomada do transporte de passageiros na área urbana está programada para segunda-feira (10). O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, confirmou a retomada do transporte coletivo urbano também na próxima semana.

Planalto Norte

O Planalto Norte catarinense também continua com a suspensão do transporte público mesmo tendo passado da classificação de risco potencial gravíssimo para grave nesta quarta-feira (5). Mafra está entre as cidades do Planalto Norte que segue com o transporte público suspenso.

Ônibus permanecem suspensos em Joinville – Foto: Arquivo/Prefeitura de Joinville/ND

Porém, segundo a secretária de Saúde de Rio Negrinho, Maria de Fátima Mendes Afonso, a decisão pode mudar após uma nova reunião entre os municípios que compõem a região.

+

Saúde