Última carga de respiradores da Veigamed deve embarcar para SC em 27 de maio

Primeiro lote chegou ao Brasil nesta terça-feira (12), mas até o final da tarde, material ainda estava aguardando liberação, na alfândega

Após a chegada no Brasil nesta terça-feira (12) do primeiro lote com 50 respiradores artificiais comprados pelo governo de Santa Catarina, a Veigamed, fornecedora dos equipamentos, confirmou a data prevista de entrega dos outros lotes.

Conforme a empresa, os 150 respiradores restantes estão previstos para serem transportados da China para o Brasil em três lotes de 50 respiradores cada um com as seguintes datas de embarque: no próximo domingo (17); no dia 22 e, finalmente, em 27 de maio.

Primeira previsão de embarque dos respiradores era na última sexta-feira (8) – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/NDPrimeira previsão de embarque dos respiradores era na última sexta-feira (8) – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/ND

Leia também:

O primeiro lote com os respiradores chegou no Brasil por volta das 12h desta terça. Até às 17h, no entanto, o material estava na alfândega. “Tão logo seja liberada pelas autoridades alfandegárias, a carga será transportada em caminhão-cofre, com escolta armada, até Santa Catarina”, informou a Veigamed, em nota.

Atraso

A primeira previsão de embarque dos respiradores era na última sexta-feira (8) com previsão de chegada no sábado (9). No dia em que os respiradores chegariam em solo brasileiro, o novo secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, disse em coletiva de imprensa que a data ainda era incerta.

“A última informação, que parece que é a mais segura é de que nos próximos três ou quatro dias devemos ter algum movimento de entrega de quantitativo de equipamentos”, afirmou, no sábado.

Os equipamentos estavam na cidade chinesa de Guangzhou desde o último dia 27 de abril. De acordo a empresa, a liberação da primeira carga pelas autoridades alfandegárias foi atrasada pela pandemia de Covid-19. A Veigamed afirma que a pandemia “trouxe uma série de adversidades ao comércio internacional, de modo geral”.

+

Saúde

Loading...