Unidades de saúde de Joinville passam a oferecer o teste de gravidez

Exames serão feitos nas 53 unidades e deixarão de ser realizados no Laboratório Central

Todas as mulheres que necessitarem realizar exame de gravidez pelo SUS (Sistema Único de Saúde em Joinville) estão tendo maior facilidade de acesso a esse procedimento. Em vez de se deslocarem ao Laboratório Municipal, no Centro elas, podem realizar o exame diretamente em uma das 53 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todos os bairros.

O serviço foi efetivado no mês de março e já era realizado na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Pirabeiraba desde o ano passado. O exame de gravidez integra o Programa Rede Cegonha que visa garantir atendimento de qualidade a todas as mulheres pelo Sistema Único de Saúde, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Divulgação/Secom/ND

Exames integram o Programa Rede Cegonha, do Sistema Único de Saúde

Os exames são garantidos às mulheres com atraso da menstruação de pelo menos 15 dias. O objetivo, segundo a coordenadora dos Programas de Saúde da Mulher de Joinville, Silvia Betat, é a identificação precoce da gravidez e início imediato da assistência pré-natal. “Desde o início da gravidez até o nascimento do bebê, a mulher terá atenção médica permanente, inclusive 40 dias depois do parto. A criança terá essa atenção por dois anos”, explicou Silvia Betat.

O grande avanço na implantação do exame de gravidez nos postos de saúde é a facilidade de acesso. As mulheres devem se dirigir às unidades de saúde com documento de identidade e cartão SUS. Quem não tem o cartão será cadastrada no próprio posto. O resultado é conhecido na hora.

Segundo a coordenação do programa, são realizados pelo SUS, em Joinville, 400 exames por mês, ou a média de 4.500 por ano. Apenas no Laboratório Central são realizados 60 exames por dia. “A partir do final de maio, o laboratório não fará mais esse tipo de exame”, enfatizou Silvia Betat.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...