Início da vacinação no Brasil é antecipado para esta segunda-feira

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, primeiras doses devem ser aplicadas às 17h

O início da vacinação contra Covid-19 deve começar às 17h desta segunda-feira (18) no Brasil. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante o ato simbólico de entrega das vacinas, na manhã desta segunda.

A expectativa é de que os Estados já tenham as doses até às 14h.  Após São Paulo dar início à campanha de imunização, os governadores pressionaram o ministro da Saúde para antecipar a vacinação.

Previsão é de que todos os Estados recebam as doses da Coronavac até as 14h – Foto: Pixabay/Reprodução/NDPrevisão é de que todos os Estados recebam as doses da Coronavac até as 14h – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Inicialmente, Pazuello havia divulgado que ela começaria na próxima quarta-feira (20), em todo o país. Segundo o ministro, esse tempo entre a distribuição e a aplicação seria necessário para que os Estados se organizassem e iniciassem a imunização de forma simultânea.

Representantes de ao menos 14 Estados e Pazuello se reuniram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta segunda-feira, de onde serão distribuídas as primeiras doses para os Estados.

Coronavac

Estarão disponíveis, neste primeiro momento, 6 milhões de doses da vacina Coronavac. Como são necessárias duas doses do imunizante para cada pessoa, 3 milhões de brasileiros serão vacinados nesta etapa. Para aplicação da segunda dose, a previsão é de um intervalo entre 14 e 28 dias após a primeira.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesse domingo (17) o uso emergencial das vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e de Oxford/Astrazeneca. Os imunizantes são os dois primeiros aprovados no país contra o novo coronavírus.

+

Saúde