UTI está lotada em BC e Justiça cobra abertura de mais leitos na região

Ocupação por pacientes positivados com Covid-19 chegou a 100% nesta quinta-feira (19) no Hospital Ruth Cardoso

Os 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Ruth Cardoso, para pacientes com coronavírus (Covid-19) estão lotados em Balneário Camboriú. Essa informação foi anunciada na noite de quinta-feira (19), pelo prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura.

UTI está lotada em BC e Justiça cobra abertura de mais leitos na região. – Foto: Soraya Bogarim/Secom BCUTI está lotada em BC e Justiça cobra abertura de mais leitos na região. – Foto: Soraya Bogarim/Secom BC

Fabrício afirmou que desde domingo (15) o Município solicitou ao Governo do Estado, transferência de pacientes internados no Centro Municipal de Tratamento do Coronavírus. A intenção era realocar essas pessoas aos outros hospitais da região, justamente para evitar superlotação. 

A Prefeitura afirmou não ter recebido uma reposta do Governo, e por esse motivo recorreu ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O pedido de realocação foi atendido pela juíza Adriana Lisbôa, da Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú. O Governo terá até sábado (21) para resolver essa situação.

Outro pedido feito pelo Município é a reabertura de 35 leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí e mais 20 leitos em Camboriú.

A prefeitura de Camboriú acredita que no início da próxima semana já terá reativado os leitos de retaguarda, mas explicou que depende da liberação do Estado. Vale lembrar que o prefeito Elcio Kuhnen (MDB) já fez essa solicitação na quarta-feira (18), ao secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro.

A reportagem do ND+ entrou em contato com a assessoria do hospital Marieta e com o Governo do Estado, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta de ambos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde