Utilidade pública: Testagem para Covid-19 é fundamental no monitoramento da população

Com nova onde de contágio no Estado, testar pessoas sintomáticas é essencial para controlar a circulação do vírus, afirmam especialistas; saiba como fazer os exames em Itajaí

Teste rápido SARS-COV-2 – Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Itajaí

O verão começa apenas no dia 21 de dezembro, mas as altas temperaturas registradas no Estado nesta primavera têm levado muitas pessoas a desfrutar das praias, parques, praças e outros espaços públicos, ao ar livre ou em ambientes fechados de Itajaí, de acordo com o que é permitido pela flexibilização das medidas restritivas no Estado e municípios.

No entanto, mais do que nunca, permanecem as necessidades de cuidado, prevenção e as orientações para que a população só saia de casa quando for realmente necessário. De acordo com a professora Eleonora D’Orsi, que atua no Departamento de Saúde Pública da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Santa Catarina passa hoje por uma terceira onda de Covid-19. A primeira onda teria sido em março, quando foram notificados os primeiros casos. A segunda em julho, quando o quadro da doença se agravou no Estado. E a terceira durante este mês de outubro.

Para que o monitoramento dos casos e controle da propagação do vírus seja eficaz, a Prefeitura de Itajaí destaca a importância da colaboração da comunidade para cumprir os decretos de prevenção e procurar os centros de testagens quando tiver sintomas. Desde março deste ano, já foram feitos mais de 60 mil exames no município para o diagnóstico da doença.

Teste rápido – Foto: Divulgação/Pref. Municipal de Itajaí

Tipos de testes disponíveis

Para quem está com sintomas da Covid-19, há três tipos de testes disponíveis em Itajaí: o RT-PCR (coleta com cotonetes), que detecta a presença da infecção quando ainda está ativa no organismo e são realizados entre o 3º e o 7º dia de sintomas. O segundo é o teste rápido e o terceiro o sorológico venoso, ambos realizados a partir do oitavo dia de sintomas.

Tanto o teste rápido quanto o sorológico são feitos por meio da coleta de sangue e indicam se o paciente está com o vírus ativo (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É importante lembrar que os testes são realizados em Itajaí de acordo com a avaliação e solicitação do médico. Não é o paciente que define qual teste irá realizar.

De acordo com a Prefeitura de Itajaí, quando um paciente testa positivo, a Vigilância Epidemiológica orienta que os contatos próximos procurem atendimento médico, mesmo sem sintomas. É importante que familiares que residem na mesma casa e contatos de trabalho, por exemplo, tenham sua condição clínica analisada e comorbidades investigadas. Assim, o profissional médico fará os encaminhamentos necessários para cada caso.

Não tenho sintomas, posso testar?

O protocolo do Ministério da Saúde estabelece a prioridade de testagem para pessoas sintomáticas. No entanto, para avaliar a situação epidemiológica da cidade, a Prefeitura de Itajaí tem realizado mutirões e amostragens com pessoas aleatórias, sem sintomas da doença. As ações já foram feitas em mais de 15 localidades, contemplando mais de 6.000 pessoas desde o início da pandemia.

Diagnóstico precoce e monitoramento

O infectologista Luiz Escada lembra que é importante investir na testagem e que as pessoas se conscientizem de que é preciso fazer os exames para Covid-19 para que o diagnóstico possa ser o mais precoce possível dos casos sintomáticos. “Além disso, quanto mais pessoas fizerem os testes, mais fácil será o monitoramento, o acompanhamento e isolamento tanto das pessoas que testarem positivo, quanto de seus familiares e pessoas do seu convívio”, explica.

Ele lembra ainda que por meio dos testes, as pessoas serão orientadas sobre quais atitudes tomar e os tratamentos adequados para cada caso.

Onde fazer os testes em Itajaí

Testes disponíveis na rede municipal de saúde para pacientes sintomáticos, após avaliação clínica

CAT (Centro Ambulatorial de Triagem, anexo ao CIS): Testes rápidos, sorológicos e RT-PCR

Unidades básicas de saúde: Testes rápidos de segunda a sexta-feira

UPAs (Unidades de Pronto Atendimento): Testes rápidos

Centreventos: Testes rápidos mediante agendamento pelo WhatsApp (47) 3249-5522 ou no telefone 3247-9739

+

Saúde