Vacina Pfizer: Prefeitura de Florianópolis divulga orientações antes de receber 1º lote

As 17,5 mil doses previstas para chegar a Santa Catarina nesta segunda-feira (3) serão divididas com São José

A expectativa para a chegada do primeiro lote da vacina Pfizer em Santa Catarina, nesta segunda-feira (3), é alta. A Prefeitura de Florianópolis divulgou um vídeo do prefeito Gean Loureiro (DEM) com orientações para o uso da vacina Pfizer. As 17.550 doses previstas serão divididas com a cidade vizinha São José.

Vacina da Pfizer chega nesta segunda-feira (3) – Foto: Doia Cercal/Secom/Divulgação/NDVacina da Pfizer chega nesta segunda-feira (3) – Foto: Doia Cercal/Secom/Divulgação/ND

A escolha dos dois municípios foi estratégica. Isso porque o imunizante precisa ficar armazenado em uma temperatura bastante baixa, de -80°C, para garantir a eficácia prometida pela farmacêutica.

“Os ultracongeladores foram emprestados pela UFSC, a qual agradecemos muito. Com isso, Florianópolis não precisou comprar ou alugar , economizando recursos públicos”, revela o prefeito. Segundo Loureiro, a prefeitura está preparada, desde o ano passado, para a aplicação da Pfizer.

Na última quinta-feira (29), três refrigeradores cedidos pela instituição foram instalados em uma unidade da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Outra tecnologia

Diferente das duas vacinas que já são utilizadas no Estado, a Pfizer usa a tecnologia de RNA mensageiro, “que é enviado ao nosso organismo e o ensina a combater o vírus”, esclarece Loureiro.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a previsão de chegada das vacinas em Florianópolis é às 13h45. No mesmo voo também serão enviadas mais 232.750 doses da vacina produzidas pelo laboratório Astrazeneca, em parceria com a Fiocruz.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde