João Paulo Messer

Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Vacina só para quem está no cadastro “Minha Vacina”

Para ser vacinado é necessário fazer um cadastro on line, em Criciúma

O governo municipal de Criciúma criou um cadastro próprio de cidadãos e https://minhavacina.criciuma.sc.gov.br/só quem estiver com seus dados atualizados está recebendo a vacina da COVID-19. Pessoas na faixa etária alcançada pela vacinação e que não tenham os dados atualizados são auxiliados pelos profissionais das unidades de saúde. Só após o preenchimento dos dados é que ocorre a vacinação.

O cadastro pretende ter dados de mais de 95 por cento dos criciumenses – Foto: SECOM PM CriciúmaO cadastro pretende ter dados de mais de 95 por cento dos criciumenses – Foto: SECOM PM Criciúma

Até este sábado 24.763 pessoas do município com cerca de 230 mil habitantes foram alcançadas pelas vacinas, todas distribuídas pelo Governo do Estado. Até o momento não há registro de pessoa que tenha ficado sem a vacina por não ter seus dados atualizados. Isso porque ao procurar a unidade de saúde para reclamar não ter sido chamado os criciumenses é convidado a preencher o cadastro e imediatamente vacina. As pessoas que já fizeram o cadastro são chamadas pelo telefone.

Assim o cadastro minha vacina não se constitui numa barreira que impeça a vacina, mas sim oferece à administração municipal de saúde dados que ela não tinha sobre o cidadão.

O Secretário Municipal de Saúde de Criciúma acredita que o banco de dados poderá ser atualizado futuramente pelas unidades de saúde – Foto: Acélio Casagrande.O Secretário Municipal de Saúde de Criciúma acredita que o banco de dados poderá ser atualizado futuramente pelas unidades de saúde – Foto: Acélio Casagrande.

A intenção, segundo Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, que já foi Secretário de Estado da Saúde, é garantir ao município um cadastro de todos os cidadãos do município, condição considerada muito difícil de se obter. Como na vacina praticamente todos tem o interesse, aproveita-se a ocasião para cobrar atualização de dados. Futuramente o cadastro servirá para o mapeamento dos atendimentos na área. A informatização dos cadastros das unidades de saúde ainda é um fato novo para praticamente todos os municípios brasileiros.