Vacinação contra a Covid-19 está suspensa em Criciúma; entenda

Expectativa da Secretaria de Saúde do município é que novas doses cheguem do governo do Estado nesta sexta-feira (18); Aplicação da segunda dose da vacina segue normalmente

A vacinação contra a Covid-19 está suspensa temporariamente em Criciúma. Desta forma, não serão mais realizadas a aplicação da primeira dose do imunizante, já que as últimas doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município foram aplicadas na manhã desta quinta-feira (17).

Segundo a Secretaria de Saúde de Criciúma, a expectativa é que novas doses cheguem do governo do Estado nesta sexta-feira (18). “Não temos quantitativos, apenas veio informação de que chegariam amanhã no município e não temos o horário”, explica Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Samuel Bucco.

 Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa temporariamente em Criciúma  – Foto: Freepik/Divulgação/ND Aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa temporariamente em Criciúma  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Vacinação da segunda dose segue normalmente

Já a aplicação da segunda dose da vacina segue normalmente nas Unidades de Saúde do município. Inclusive, o gerente destaca o baixo índice de faltantes para a aplicação do imunizante.

“Aqui no município estamos em dia. Temos um índice baixo, são cerca de 120 pessoas que não tem registro da segundo a dose. Estamos constantemente realizando a busca ativa dessas pessoas”, explica Samuel.

Segundo ele, o município alerta as pessoas do dia para receberem a segunda dose de diversas formas.

“Tanto nossas equipes fazem a busca dos pacientes que estão no período, de acordo com o cadastro no Minha Vacina, como também orientamos que as pessoas busquem as Unidades de Saúde. Existe, também, a informação do período que eles devem receber a segunda dose na carteirinha de vacinação, além do disparo de mensagens através do Whastapp”, comenta o gerente.

Três mil pessoas vacinadas na quarta-feira

Atualmente, o município já está realizando a vacina em pessoas com 50 anos ou mais, além dos grupos prioritários, e nesta quarta-feira (16) as Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas até as 21hs e vacinaram três mil pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Até o momento foram vacinadas 74.100 pessoas com a primeira dose da vacina em Criciúma e 22.369 com a segunda dose. “Estamos na faixa etária de 50 anos e todos os demais prioritário, com exceção do trabalhadores industriais”, comenta Samuel.

A Secretaria de Saúde, aguarda, também, a nota técnica e orientações para iniciar a vacinação das mães lactantes. Já que o projeto de lei que as incluí no grupo prioritário foi sancionado pelo governador Carlos Moisés.

Criciúma chega a 547 mortes por Covid-19

Nesta quinta-feira (17) foram registradas mais cinco mortes por Covid-19 em Criciúma. Sendo de um Homem, 61 anos e mulher, 61 anos, ocorridos dia 16 deste mês e três mulheres de 60, 46 e 37 anos. Com isso, a cidade chega à 547 mortes pela doença desde o início da pandemia.

Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira(17), a cidade possui, atualmente, 942 casos ativos de Covid-19 em um total de 34.150 casos registrados desde o início da pandemia. Além disso, 182 pessoas estão internadas, sendo que 59 estão em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

+

Saúde

Loading...