Vacinação contra Covid-19 começa em 20 de janeiro no Brasil

Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, participou de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na manhã desta quinta-feira (14)

Mais de 130 prefeitos liderados pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) se reuniram na manhã desta quinta-feira (14), de forma virtual, com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. O encontro começou às 10h30 e, por quase duas horas, foram discutidos os pontos emergenciais relativos à vacinação contra a Covid-19.

Gean Loureiro em reunião sobre vacinação no BrasilPrefeito de Florianópolis, Gean Loureiro participou de reunião virtual com Ministro da Saúde sobre a vacinação – Foto: PMF/Divulgação

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), um dos gestores que participou do encontro, usou uma rede social para repassar a informação dada pelo ministro Pazuello sobre o início da vacinação.

Segundo ele, a vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20) em todo território nacional, caso a Anvisa aprove o uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZenica no domingo (17).

Grupos prioritários na vacinação

Será dada prioridade ao seguinte grupo no início da vacinação: profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Depois, idosos acima de 75 anos. É o que planeja o Ministério.

Gean também adiantou outras informações repassadas pelo governo federal. Entre elas, a de que na próxima segunda-feira (18), 8 milhões de doses de vacinas chegam aos estados. Confira:

Na rede social, inicialmente, Gean informou que o início da vacinação seria no dia 21, mas ele se corrigiu logo em seguida. Se a Anvisa autorizar o uso emergencial no domingo, a vacinação começa dia 20.

A expectativa, para o ano, é que o Brasil tenha 8 milhões de doses da Pfizer no primeiro semestre, 250 milhões da AstraZeneca durante 2021. E ainda 100 milhões de doses da Coronavac e 50 milhões da Sputnik.

Cronograma de vacinação no Brasil

Neste vídeo, o prefeito de Florianópolis detalhou o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde repassado na reunião desta quinta-feira. Veja:

Na pauta da reunião, que acabou às 12h20, estava o calendário de imunização, planejamento, organização e logística de aquisição e distribuição de insumos.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, participou de forma presencial do encontro em Brasília, no Ministério da Saúde.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participa de reunião com prefeitos do Brasil nesta quinta-feira (14) e confirma vacinação para o dia 20 de janeiro. – Foto: FNP/Divulgação/NDMinistro da Saúde, Eduardo Pazuello, participa de reunião com prefeitos do Brasil nesta quinta-feira (14) e confirma vacinação para o dia 20 de janeiro. – Foto: FNP/Divulgação/ND

A expectativa do presidente da FNP era de que a reunião resultasse em definições, pois, no contexto de aumento da taxa de transmissão da doença, a demanda é urgente nos municípios.

Além dos prefeitos, secretários de saúde dos municípios também foram convidados a participar do encontro.

+

Saúde