Vacinação contra a Covid-19 em Blumenau será na Vila Germânica e com agendamento

A informação foi confirmada pela vice-prefeita e coordenadora do Plano Municipal de Imunização, Maria Regina Soar. Ela também garantiu que a cidade está pronta para iniciar a imunização

A prefeitura de Blumenau confirmou nesta sexta-feira (15) que a vacinação contra o coronavírus na cidade será realizada no setor 1 do Parque Vila Germânica, onde tradicionalmente ocorre a Oktoberfest. A informação foi confirmada pela vice-prefeita e coordenadora do Plano Municipal de Imunização, Maria Regina Soar, que também garantiu que a cidade está pronta para iniciar a imunização.

“Assim que recebermos as doses do Ministério da Saúde poderemos iniciar a campanha. Não há nenhum tipo de problema. Está tudo certo. Tanto na questão de estrutura, quanto na questão de pessoal”, disse a vice-prefeita.

Prefeitura confirma vacinação contra o coronavírus na Vila Germânica – Foto: Reprodução / NDTV BlumenauPrefeitura confirma vacinação contra o coronavírus na Vila Germânica – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Durante entrevista recente ao ND+, Soar adiantou que o município já trabalhava com a hipótese de ter um ponto exclusivo e estratégico para a vacinação contra a Covid-19, mas até então não havia confirmação se o local seria, de fato, a Vila Germânica, por conta da agenda de eventos do espaço.

Além disso, a preocupação em reservar um local específico para a vacinação contra a Covid-19 era evitar o conflito com as demais campanhas de vacinação que fazem parte do calendário nacional, incluindo a vacinação contra a gripe. “Fica difícil para as nossas unidades terem estrutura e capacidade para atender todo esse público da campanha do calendário anual que já é de rotina e também essa nova campanha da Covid-19”, disse a vice-prefeita.

Soar também informou que a cidade tem cerca de 68 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Esses pacientes, ao receberem a vacina, precisarão ser acompanhados, uma vez que a imunização se dará em duas doses.

“Primeiro pois algum tipo de reação adversa que pode acontecer em relação a esse nova vacina e também por se dar em duas doses, ele terá que tomar da mesma marca da primeira para não dar nenhum problema, tudo isso será acompanhado pela nossa equipe técnica”, explicou Soar.

Grupos prioritários

Segundo a vice-prefeita, Blumenau deve seguir “rigorosamente” o Plano Nacional de Imunização. Com isso, os grupos prioritários serão os mesmos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, apresentado pelo governo, prevê quatro fases. Na primeira fase serão vacinados trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, idosos acima de 60 anos que estão em casas asilares e indígenas com idade acima de 18 anos. A segunda fase é formada por pessoas entre 60 e 74 anos.

Na terceira fase, serão vacinadas pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Por fim, a quarta fase imunizará professores, profissionais das forças de segurança e que atuam nos sistemas prisionais. Outros grupos prioritários podem ser inseridos dependendo do número de vacinas disponíveis.

Agendamento

Em Blumenau a vacinação contra o coronavírus será realizada por meio de agendamento. O objetivo, segundo Soar, é evitar aglomerações. As pessoas que estiverem nos grupos prioritário poderão agendar o atendimento através de telefone, aplicativo, site, ou pessoalmente nas unidades de saúde do município.

Blumenau possui insumos para iniciar vacinação, diz vice-prefeita – Foto: Pixabay/Reprodução/NDBlumenau possui insumos para iniciar vacinação, diz vice-prefeita – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Insumos

Soar também garantiu que a cidade terá insumos suficientes para iniciar a vacinação. Além dos materiais que o governo do Estado deve enviar, o município oficializou a compra de seringas e agulhas recentemente.

Com relação aos refrigeradores, a cidade também possui equipamentos suficientes, segundo a coordenadora. No entanto, caso a vacina enviada pelo governo Federal seja da farmacêutica Pfizer, que necessita de um nível de refrigeração maior, Blumenau deverá alugar equipamentos que possam atender a demanda.

Detalhes ainda serão apresentados oficialmente

Na próxima segunda-feira (18) a prefeitura de Blumenau deve anunciar mais detalhes sobre a vacinação contra o coronavírus. Uma coletiva de imprensa está agendada para às 9h.

O município informou que até o momento não recebeu nenhum comunicado oficial do Ministério da Saúde. A cidade trabalha com as informações repassadas de forma extraoficial pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião com mais de 130 prefeitos nesta quinta-feira (14).

O cronograma depende ainda da liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que as vacinas possam ser distribuídas de forma emergencial. O expectativa é que isso ocorra neste domingo (17).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde