Vacinação em Florianópolis é interrompida nesta Sexta-feira Santa

População ficou desinformada e uma idosa chegou a se deslocar para o drive-thru do Sul da Ilha com o filho, mas voltou para casa sem vacina

Na quinta-feira (1º), alegando falta de imunizantes disponíveis, a Prefeitura anunciou a paralisação da vacinação em Florianópolis nesta sexta-feira (2). E foi assim! Nesta Sexta-feira Santa, antevéspera da Páscoa de 2021, a vacinação para Covid-19 não ocorreu na Capital de Santa Catarina.

Drive-thru para vacinação em Florianópolis fechado e vazioDrive-thru do Sul da Ilha, no Carianos, estava vazio nesta sexta-feira (2), sem a vacinação em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

Em comunicado, a assessoria da Prefeitura informou que “até o momento, não recebeu nova remessa de doses e nem sabe a quantidade que virá. Portanto, não há doses disponíveis para vacinação em Florianópolis nesta sexta-feira, nem tempo hábil para comunicar o grupo a ser vacinado”.

Vacinação em Florianópolis pode retornar no sábado

Nos últimos dias, Florianópolis vacinava idosos e trabalhadores da saúde. A nota também indicava que a Prefeitura aguarda novidades para retomar a vacinação em Florianópolis no sábado (3).

Na quinta-feira (1º), Santa Catarina recebeu 309 mil doses de vacina, a maior remessa que chegou até o momento. Com isso, a Capital deve ter novidade em breve.

Vacinação em Florianópolis parou nesta sexta-feira (2), mas o maior lote de vacinas contra Covid-19 chegou em Santa Catarina na quinta-feira (1º) – Foto: Divulgação/NDVacinação em Florianópolis parou nesta sexta-feira (2), mas o maior lote de vacinas contra Covid-19 chegou em Santa Catarina na quinta-feira (1º) – Foto: Divulgação/ND

Em ofício enviado ao Governo do Estado, a Capital informou que a estimativa de público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está subestimada na cidade.

O município teria vacinado 4 mil pessoas a mais do que o esperado pelo censo, no caso dos idosos acima de 67 anos. A Prefeitura solicitou um acréscimo de 20% a mais de doses para cada faixa etária do que o previsto pelo IBGE.

Além disso, Florianópolis registrou uma queixa técnica que deve ser repassada ao Ministério da Saúde, relatando que as doses estão vindo em quantidade menor nos frascos.

Segundo a Prefeitura, em muitos casos, os frascos estão vindo com nove ou oito doses, o que pode significar uma perda de 20%.

À reportagem do ND+, a assessoria confirmou que a previsão para a chegada de novas vacinas é ainda nesta sexta, podendo retomar a vacinação no sábado (3).

População ficou desinformada

Sem saber da paralisação, Dona Terezinha Schmitz, 79 anos, foi até o ponto de vacinação por drive-thru do Carianos, no Sul da Ilha, no antigo aeroporto de Florianópolis.

Mãe e filho aguardam novidades da vacinação em FlorianópolisVacinação em Florianópolis é interrompida nesta sexta-feira (2) e população fica desinformada – Foto: Leo Munhoz/ND

Ela receberia a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. Moradora dos Açores, foi levada pelo filho, o analista de sistemas Luis Alberto Schmitz, que é funcionário público.

Informados pela reportagem que a vacinação em Florianópolis foi suspensa nesta sexta, mãe e filho até agradeceram e tinham muitas dúvidas.

Cartão de vacina em punho, dona Terezinha perguntou: “Terminou as vacinas, foi?”. Ela tomou a primeira dose em 12 de março, o imunizante Coronavac, do Butantan, de São Paulo.

A segunda dose da vacina da dona Terezinha estava marcada para esta sexta-feira (2), conforme a carteirinha.

“Não tem nenhum aviso, tem mais essa. A desinformação é tanta que não tem nenhum aviso aqui, quando a gente chega, do que está acontecendo”, desabafou o filho.

“Ainda bem que tem vocês para conversar”, completou D. Terezinha.

Família decide aguardar

Os dois também vieram juntos quando a mãe tomou a primeira dose: “Lugar bom, não tem fila. Agora vamos ter que esperar a informação, não dá pra ficar saindo, ainda mais por causa da idade dela e eu também, sou infartado”, explica Luis Alberto.

Vacinação em Florianópolis parada nesta sexta-feira (2)Ponto de vacinação de pedestres no Centro de Florianópolis também fechado e vazio nesta sexta-feira (2) – Foto: Leo Munhoz/ND

Ele completa falando que teve um infarto há seis meses e que leu um estudo explicando que pessoas como ele têm mais riscos de vida se pegar a Covid-19.

“O jeito, agora, é aguardar as notícias”, disse Luis, antes de se despedir e voltar para casa, com a mãe. No carro, também estavam duas crianças, uma neta e uma bisneta da idosa.

Desde o início da vacinação, em janeiro, 70.486 pessoas receberam a primeira dose da vacinação em Florianópolis para a Covid-19. Além disso, a capital aplicou 21.612 segundas doses. Os dados são do Vacinômetro, plataforma da Prefeitura.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre qual grupo terá prioridade quando novas doses chegarem e a vacinação for retomada. Também questionou se o município guardou vacinas para aplicar as segundas doses. Até o fechamento, não houve retorno.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde