Vacinação contra Covid-19 por idade em SC será avaliada nesta quarta; entenda

Documento com deliberações enviado pela Secretaria de Saúde será discutido por comitê de gestores em reunião às 15h; imunização ocorreria em paralelo a dos grupos prioritários

A CIB (Comissão Intergestores Bipartite) se reúne na tarde desta quarta-feira (2) para avaliar o documento enviado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) com as deliberações para a retomada da vacinação contra a Covid-19 por faixa etária em Santa Catarina. Imunização ocorreria em paralelo a dos grupos prioritários.

De acordo com o presidente do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Daisson Trevisol, o encontro está marcado para às 15h.

Vacinação contra Covid-19 em FlorianópolisReunião nesta quarta define sobre vacinação por faixa etária em SC – Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/ND

O comitê formado por gestores estaduais e municipais vai “discutir as deliberações e chegar em um consenso” na conversa desta quarta, detalha Trevisol.

O documento enviado pela Secretaria da Saúde define os critérios e melhores formas para retomar a vacinação por idade no Estado. A pasta não divulgou quais são as medidas apresentadas no ofício.

Além disso, a SES ressaltou que a previsão para a retomada de vacinação por faixa etária em Santa Catarina será informada só depois da reunião da CIB.

Embora tenha sido anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL) no dia 27 de maio, o Estado depende da avaliação das deliberações para que a campanha seja adequada aos municípios, conforme definiu o Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (1º) o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), anunciou em rede social que pretende começar a vacinar as pessoas com 59 anos ainda nesta semana.

Segundo ele, o Estado deve receber mais 209 mil doses da Astrazeneca e 21 mil da Pfizer nos próximos dias. 

Vacinação paralela a dos grupos prioritários

Tudo indica que a retomada da vacinação por faixa etária em Santa Catarina seja realizada ao mesmo tempo que os grupos prioritários.

Ela deve começar pelas pessoas com 59 anos e diminuir de forma decrescente e gradativa, de acordo com a disponibilidade de doses.

Até o momento, a imunização contra a Covid-19 no Estado é feita em grupos prioritários. A ordem por idade foi interrompida depois da conclusão nas pessoas com 60 anos.

Os grupos que são vacinados em Santa Catarina são: pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave; trabalhadores de educação; população privada de liberdade; agentes das forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua e trabalhadores do transporte aéreo e portuário.

+

Saúde