Vale do Itajaí ultrapassa 800 casos de Covid-19; confira ocupação das UTIs da região

Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú são as cidades que lideram o ranking do Vale do Itajaí com mais pessoas diagnosticadas com Covid-19

O avanço do novo coronavírus, que teve três picos expressivos desde o início da pandemia, preocupa em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (6), o Estado chegou a 2.917 casos e 59 mortes pela doença. Somente no Vale do Itajaí são 840 infectados e 16 óbitos por Covid-19.

Na região, Blumenau lidera em quantidade de pessoas com coronavírus, totalizando 263, considerando o boletim do governo do Estado. Na sequência aparecem Itajaí (116) e Balneário Camboriú (111). Juntas, as três cidades somam seis mortes pela doença.

Conforme o número sobe, as atenções se voltam para a quantidade de leitos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde). As autoridades monitoram e traçam estratégias para evitar um colapso na rede pública, sobretudo em relação às UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Blumenau soma, nesta quarta-feira (6), 263 casos de Covid-19 – Foto: Reprodução/NDTVBlumenau soma, nesta quarta-feira (6), 263 casos de Covid-19 – Foto: Reprodução/NDTV

Leitos de UTI no Estado

O governo de Santa Catarina diz que tem atualmente 1.195 leitos de UTI ativos, regulados pela Secretaria de Estado da Saúde – o que exclui a rede privada. Desse total, 498 exclusivos para Covid-19.

No Vale do Itajaí, são 264 leitos de UTI ativos – também sem considerar os particulares – distribuídos em nove cidades da região. Porém, não são todos voltados especialmente para pacientes com coronavírus.

Ocupação dos leitos no Vale

Nesta quarta-feira (6), 122 pacientes estavam em unidade de terapia intensiva em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de infecção pela doença (61) e suspeitos (61).

A reportagem do nd+ fez contato com os hospitais do Vale do Itajaí que constam como ativos no site do governo do Estado de Santa Catarina para saber qual a ocupação atual de cada unidade. Confira abaixo:

Hospital Azambuja, em Brusque, tem 10 leitos de UTI credenciados junto ao governo do Estado, dos quais apenas um é destinado exclusivamente para atender casos de coronavírus. Nesta quarta-feira (6), todos os 10 estavam ocupados, sendo um paciente com Covid-19.

Segundo o diretor técnico e chefe de UTI da unidade, Eugênio José Paiva Maciel, no dia 7 de abril foi encaminhado ofício ao governo do Estado solicitando o credenciamento de mais 10 leitos de UTI para atender casos de Covid-19, mas o pedido foi negado.

A assessoria de imprensa do governo do Estado foi questionada quanto ao motivo da negativa, mas não retornou até o fechamento dessa reportagem.

Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tem 45 leitos de UTI, sendo 40 credenciados pelo SUS. Destes, 15 foram destacados para a Covid-19. Conforme a assessoria de imprensa da unidade, na terça-feira (5), a ocupação era de 50%.

Leia também

Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, conta com 10 leitos de UTI, dos quais apenas um habilitado para pessoas com o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (6), o leito de UTI para Covid-19 estava livre e os outros nove ocupados.

Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, tem 10 leitos de UTI para receber pacientes com o novo coronavírus. A estrutura entrou em funcionamento na segunda-feira (4) e ainda não tem nenhuma internação.

Gaspar abriu 10 leitos de UTI na segunda-feira (4) – Foto: PMG/Divulgação/NDGaspar abriu 10 leitos de UTI na segunda-feira (4) – Foto: PMG/Divulgação/ND

Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, dispõe de 10 leitos de UTI habilitados pelo SUS. Na manhã desta quarta-feira (6), nove estavam ocupados, mas nenhum paciente com o novo coronavírus.

Conforme o diretor da unidade, o médico Roberto Ferreira, outros 10 leitos, estes exclusivos para Covid-19, podem ser abertos conforme a necessidade. Para isso, porém, depende da chega de respiradores enviados pelo Estado.

Leia também:

Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul, tem 20 leitos de UTI, sendo 19 habilitados pelo SUS. Dois são exclusivos para coronavírus e estavam livres nesta quarta-feira (6). Os 18 que atendem pacientes com outras doenças estavam ocupados.

Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, não tem, até o momento, leitos de UTI habilitados pelo SUS para receber casos de Covid-19. A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que aguarda a habilitação do Ministério da Saúde para nove leitos de UTI voltados ao coronavírus no hospital.

Entretanto, a prefeitura da cidade abriu e mantém com recursos próprios 20 leitos de UTI só para pacientes com o novo coronavírus em uma estrutura ao lado do hospital. Nesta quarta-feira (6), oito pessoas estavam internadas, sendo dois moradores da cidade e seis de outros municípios.

Prefeitura abriu 10 leitos de UTI para coronavírus – Foto: PMBC/DivulgaçãoPrefeitura abriu 10 leitos de UTI para coronavírus – Foto: PMBC/Divulgação

Hospital Santa Isabel, em Blumenau, conta com 30 leitos de UTI ativos. A unidade aguarda a chegada de equipamentos do governo do Estado para habilitar outros 16. Destes, cinco foram abertos por conta do próprio hospital. Nesta quinta-feira (7), três pacientes estavam na UTI do Santa Isabel com suspeita ou confirmação para Covid-19.

Hospital Santo Antônio, também em Blumenau, aparece no site do governo do Estado com 50 leitos ativos, sendo 25 adultos. A assessoria de imprensa não informou a ocupação. Porém, a Secretaria de Saúde disse que, na manhã desta quinta (6), um paciente estava em UTI na unidade com suspeita de coronavírus.

Hospital Oase, em Timbó, são 27 leitos de UTI. A assessoria de imprensa também não informou quantas pessoas internadas no momento.

Alternativas para garantir atendimento

O governo de Santa Catarina trabalha em duas frentes para evitar que a comunidade atendida pela rede pública fique desassistida se a pandemia tomar uma nova proporção.

Uma das alternativas é a construção dos hospitais de campanha. São 10 planejados pelo Estado. Eles devem ser construídos conforme por uma empresa licitada.

Outra possibilidade é a contratação de leitos de UTI na rede privada.

Onde estão os casos no Vale

Aurora – 1
Balneário Camboriú – 111, sendo duas mortes
Balneário Piçarras – 8
Benedito Novo – 2
Blumenau – 263, sendo uma morte
Bombinhas – 1
Botuverá – 5
Brusque – 56
Camboriú – 76, sendo três mortes
Gaspar – 26, sendo uma morte
Guabiruba – 5
Ilhota – 4
Indaial – 15, sendo uma morte
Itajaí – 116, sendo três mortes
Itapema – 20, sendo uma morte
Ituporanga – 2, sendo uma morte
Navegantes – 75
Penha – 12, sendo uma morte
Pomerode – 6
Porto Belo – 6, sendo uma morte
Pouso Redondo – 1, sendo uma morte
Rio do Sul – 6
Rodeio – 1
Salete – 6
Taió – 1
Timbó – 13
Trombudo Central – 1
Vidal Ramos – 1

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...