Veja as cidades do Vale que já começaram a vacinar idosos com 4ª dose

Um levantamento do portal ND+ mostra os municípios que já estão aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19

A reportagem do portal ND+ fez um levantamento dos municípios que já estão aplicando a quarta dose em idosos a partir de 80 anos. Municípios como Itajaí, Blumenau, Rio do Sul e Balneário Camboriú já iniciaram a aplicação. Indaial ainda aguarda a chegada de doses para dar andamento ao reforço.

A aplicação da quarta dose para as pessoas com 80 anos ou mais, deverá ser realizada com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço – Foto: Divulgação/ASCOM Ituporanga/NDA aplicação da quarta dose para as pessoas com 80 anos ou mais, deverá ser realizada com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço – Foto: Divulgação/ASCOM Ituporanga/ND

Em meio a outras campanhas de vacinação, municípios de Santa Catarina também dão continuidade ao reforço contra a Covid-19, recomendado pelo MS (Ministério da Saúde). No final do mês passado, a pasta divulgou uma nota técnica recomendando a quarta dose da vacina contra o coronavírus em idosos acima de 80 anos.

Em paralelo, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) de Santa Catarina indicou que as unidades regionais de saúde que tiverem estoque de vacinas podem iniciar a segunda dose de reforço.

Conforme o MS, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, “tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação”.

Saúde orienta uso da Pfizer

Ainda segundo o documento, a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para as pessoas com 80 anos ou mais, deverá ser realizada com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, a Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen e AstraZeneca, independentemente do imunizante anterior, segundo a orientação do Ministério da Saúde.

Itajaí

O Município de Itajaí iniciou no dia 30 de março a aplicação da quarta dose para idosos com 80 anos ou mais. O imunizante está disponível em 29 unidades de saúde e na sala volante do Centro Integrado de Saúde (CIS). Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacina.

A quarta dose estará disponível nas unidades de saúde (CRESCEM, Bambuzal, Canhanduba, Centro-Vila, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda I, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora das Graças – UNIVALI, Parque do Agricultor, Portal II, Praia Brava, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, São João I, São Judas, São Pedro, São Vicente e Votorantim), conforme o horário de atendimento de cada sala de vacina.

Outro ponto de vacinação é a sala volante do Centro Integrado de Saúde (CIS), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 14h.

Balneário Camboriú

No dia 25 de março Balneário Camboriú iniciou a aplicação da quarta dose (2ª dose do reforço) contra Covid-19 nos idosos acima de 80 anos que completaram quatro meses da terceira dose.

A imunização ocorre em dias úteis, das 8h às 17h na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500; e das 8h às 12h e das 13h30 às 17h nas demais UBSs do município. É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Blumenau

A Semus (Secretaria de Promoção da Saúde) iniciou no dia 26 de março a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas acima de 80 anos que tenham recebido o primeiro reforço há quatro meses ou mais, sem necessidade de agendamento.

Em dias úteis, a população acima de 80 anos pode fazer a segunda dose de reforço contra a Covid-19 nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGs) com sala de vacina ativa. A relação dos locais está disponível no site.

Rio do Sul

O maior município do Alto Vale iniciou neste mês a quarta aplicação em idosos, recomendada pelo Ministério da Saúde. Basta procurar a Sala de Vacinas localizada no prédio do antigo fórum, na rua Dom Bosco, nº 820, bairro Jardim América. A aplicação já está autorizada para este público e o município já dispõe de estoque.

O prédio do fórum tem novo horário de atendimento, que é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 20h. O local serve ainda para aplicação de todas as doses de vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos, sem a necessidade de agendamento.

É importante sempre levar documento de identificação e comprovante de doses anteriores.

Conforme a Gerência Regional de Saúde de Rio do Sul, todos os municípios do Alto Vale do Itajaí já estão disponibilizando a quarta dose para idosos acima de 80 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...