Veja como foi o 1º fim de semana da obrigação do passaporte da vacina em Florianópolis

Cinco pessoas são barradas após não comprovar o esquema vacinal completo na entrada de um evento na Capital

O sábado (20) e domingo (21) foram marcados como o primeiro fim de semana com a obrigação do passaporte da vacina para entrada em eventos com mais de 500 pessoas em Florianópolis.

Vigilância em Saúde de Florianópolis realiza fiscalização durante primeiro fim de semana da obrigação do passaporte da vacina em eventos com mais de 500 pessoas – Foto: PMF/Divulgação/NDVigilância em Saúde de Florianópolis realiza fiscalização durante primeiro fim de semana da obrigação do passaporte da vacina em eventos com mais de 500 pessoas – Foto: PMF/Divulgação/ND

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, 23 estabelecimentos foram vistoriados durante as fiscalizações do fim de semana. Todos estavam fazendo o controle em relação ao comprovante da vacinação.

No entanto, cinco foram notificados porque não estavam com o plano aprovado para a realização do evento com mais de 500 pessoas e precisarão fazer as adequações.

Além disso, uma casa de shows na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, barrou a entrada de cinco pessoas que não estavam com a segunda dose comprovada.

Ainda de acordo com a administração municipal, as fiscalizações foram avaliadas como “bem sucedidas e tranquilas, o que indica a boa adesão ao passaporte de vacinação nos locais visitados”.

Ainda conforme a Prefeitura de Florianópolis, as ações de fiscalização seguirão durante toda a temporada em diversas regiões da Capital.

Assim como garante que a medida fiscaliza a cobrança correta dos imunizantes e orienta donos de casas de shows, frequentadores e o restante da população sobre a importante de completar o esquema vacinal.

Vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis

De acordo com o painel de monitoramento de vacinação da Prefeitura de Florianópolis, atualizado na tarde desta terça-feira (23), 512.749 pessoas estão com o esquema vacinal completo, representando 81,12% da população total.

Além disso, mais de 473 mil pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Florianópolis. O número representa 93% da população. Vale ressaltar que 56,5 mil doses de reforço já foram aplicadas.

Como apresentar o comprovante

Vale ressaltar que a obrigação do passaporte da vacina entrou em vigor desde a última terça-feira (16) em Florianópolis. A comprovação do esquema vacinal é realizada através do aplicativo Conecte SUS, ou plataformas integradas á sua base de dados.

Adultos maiores de 18 anos precisam comprovar as duas doses ou a dose única – Janssen – da vacina contra a Covid-19. Enquanto isso, os adolescentes precisam apresentar, no mínimo, a primeira dose do imunizante.

Quanto aos estrangeiros, que não têm cadastro no SUS, deverão apresentar o comprovante de imunização do seu país de origem. A fiscalização das medidas são realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal.

Uma pesquisa lançada em setembro mostrou que a exigência da norma já era realidade em pelo menos 249 municípios, o que equivale a 10,1% das cidades que responderam ao levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Em quais locais o passaporte da vacina é obrigatório?

O passaporte da vacina é obrigatório em estabelecimentos e serviços pertencentes ao setor de eventos (com público superior a 500 pessoas):

-Shows;

-Feiras;

-Congressos;

-Eventos esportivo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...