Veja como foi o 1º fim de semana da obrigação do passaporte da vacina em Florianópolis
Cinco pessoas são barradas após não comprovar o esquema vacinal completo na entrada de um evento na Capital
O sábado (20) e domingo (21) foram marcados como o primeiro fim de semana com a obrigação do passaporte da vacina para entrada em eventos com mais de 500 pessoas em Florianópolis.

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, 23 estabelecimentos foram vistoriados durante as fiscalizações do fim de semana. Todos estavam fazendo o controle em relação ao comprovante da vacinação.
No entanto, cinco foram notificados porque não estavam com o plano aprovado para a realização do evento com mais de 500 pessoas e precisarão fazer as adequações.
Além disso, uma casa de shows na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, barrou a entrada de cinco pessoas que não estavam com a segunda dose comprovada.
Leia mais
Ainda de acordo com a administração municipal, as fiscalizações foram avaliadas como “bem sucedidas e tranquilas, o que indica a boa adesão ao passaporte de vacinação nos locais visitados”.
Ainda conforme a Prefeitura de Florianópolis, as ações de fiscalização seguirão durante toda a temporada em diversas regiões da Capital.
Assim como garante que a medida fiscaliza a cobrança correta dos imunizantes e orienta donos de casas de shows, frequentadores e o restante da população sobre a importante de completar o esquema vacinal.
Vacinação contra a Covid-19 em Florianópolis
De acordo com o painel de monitoramento de vacinação da Prefeitura de Florianópolis, atualizado na tarde desta terça-feira (23), 512.749 pessoas estão com o esquema vacinal completo, representando 81,12% da população total.
Além disso, mais de 473 mil pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Florianópolis. O número representa 93% da população. Vale ressaltar que 56,5 mil doses de reforço já foram aplicadas.
Como apresentar o comprovante
Vale ressaltar que a obrigação do passaporte da vacina entrou em vigor desde a última terça-feira (16) em Florianópolis. A comprovação do esquema vacinal é realizada através do aplicativo Conecte SUS, ou plataformas integradas á sua base de dados.
Adultos maiores de 18 anos precisam comprovar as duas doses ou a dose única – Janssen – da vacina contra a Covid-19. Enquanto isso, os adolescentes precisam apresentar, no mínimo, a primeira dose do imunizante.
Quanto aos estrangeiros, que não têm cadastro no SUS, deverão apresentar o comprovante de imunização do seu país de origem. A fiscalização das medidas são realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal.
Uma pesquisa lançada em setembro mostrou que a exigência da norma já era realidade em pelo menos 249 municípios, o que equivale a 10,1% das cidades que responderam ao levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios).
Em quais locais o passaporte da vacina é obrigatório?
O passaporte da vacina é obrigatório em estabelecimentos e serviços pertencentes ao setor de eventos (com público superior a 500 pessoas):
-Shows;
-Feiras;
-Congressos;
-Eventos esportivo.