Veja como será a vacinação dos trabalhadores da saúde com mais de 60 anos em Joinville

Nova etapa de imunização da cidade começa nesta sexta-feira (5); atendimento só ocorrerá com agendamento

Joinville inicia nesta sexta-feira (5) mais uma etapa da vacinação contra Covid-19. Dessa vez, o foco será os trabalhadores da saúde com mais de 60 anos e que estão atuando no momento.

Central de Imunização foi montado no Centreventos Cau Hansen, em Joinville – Foto: Carlos Jr./NDCentral de Imunização foi montado no Centreventos Cau Hansen, em Joinville – Foto: Carlos Jr./ND

Para isso, nesta quinta-feira (4), a Prefeitura iniciou o agendamento para vacinação, além da preparação da Central de Imunização de Joinville, instalada no Centreventos Cau Hansen. O local contém cerca de 20 espaços para administração das doses.

Neste primeiro momento, o agendamento é destinado às pessoas que fazem parte do grupo prioritário, independentemente de estarem trabalhando em estabelecimentos públicos ou privados, e que ainda não foram imunizadas.

“Este é um avanço da etapa anterior, onde nós vacinamos os profissionais de saúde que estavam atuando diretamente no combate à Covid-19. Agora, com a chegada das novas doses, conseguimos progredir para que médicos, dentistas, psicólogos, entre outros que trabalham diretamente na saúde, possam se imunizar contra a doença”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Henrique Mello.

O agendamento acontece no site da Prefeitura. Lá, a pessoa preenche um cadastro e marca um horário para ir até a Central. No local, o trabalhador deverá apresentar documento original com foto, acompanhado do holerite ou crachá e mais uma declaração assinada pelo responsável da empresa.

Joinville recebeu nesta semana uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 – Foto: Ricardo Wlffenbûttel/Divulgação/Secom/NDJoinville recebeu nesta semana uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 – Foto: Ricardo Wlffenbûttel/Divulgação/Secom/ND

Mais de 3 mil pessoas devem ser vacinadas nesta etapa

A expectativa é de que mais 3 mil pessoas sejam vacinadas nesta nova etapa. Até a manhã desta quinta, ao menos 100 já haviam agendado um horário para receber a dose nesta sexta.

“O agendamento é para três dias. Ou seja, quando fizer o seu cadastro, você terá a data nos próximos três dias para fazê-lo. Se por ventura não houver data nesse período, você entra no dia seguinte, onde será aberta uma nova agenda para o cadastro”, explica o coordenador.

A recomendação é de que o profissional reserve cerca de uma hora para a imunização. Isto porque, ao chegar no Centreventos, ele passará por uma triagem, depois receberá a dose e, por fim, ficará em observação, para saber se terá algum tipo de reação ao imunizante.

Mello reforça que, se alguém ir a Central e não se enquadrar no grupo prioritário, não será vacinado.

“Nós estamos seguindo a demanda de vacinas. Para os profissionais de saúde, por exemplo, ela é de 14 a 15 mil doses. Se tivermos vacina para toda a população de Joinville, vamos aumentar nossa capacidade e imunizar todos sem nenhum critério de exclusão”, conta.

Desde do dia 19 de janeiro, Joinville já recebeu 9.741 doses e 5.328 pessoas já foram vacinadas. Destas, 4.354 são profissionais da saúde, 950 vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos e 24 são pessoas com deficiência de Residências Inclusivas.

Veja como fazer o agendamento:

  • Acesse joinville.sc.gov.br e clique em “Vacinação para a Covid-19”;
  • Digite seu CPF e clique em avançar;
  • Se o CPF for cadastrado, basta confirmar o nome da mãe. Caso não haja cadastro, informe os dados pessoais;
  • Clique no local (apenas o Centreventos está disponível) e selecione a data de vacinação (estarão disponíveis datas a partir de sexta-feira, dia 5);
  • Selecione o horário disponível e clique em “Agendar”;
  • Pronto! O agendamento foi concluído.

*Com informações do repórter da NDTV, Juan Todescatt 

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde