Veja quantas pessoas já receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19 em Joinville

Vacinação contra a doença começou no dia 19 de janeiro na maior cidade do Estado

Começou nesta semana a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 dos grupos prioritários em Joinville, no Norte do Estado. Em três dias, 840 pessoas já receberam a segunda aplicação, cujo agendamento foi feito no momento em que a primeira dose foi aplicada.

Vacina começou a ser aplicada na maior cidade do Estado em janeiro – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/NDVacina começou a ser aplicada na maior cidade do Estado em janeiro – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

O cronograma segue a orientação dos laboratórios responsáveis pelas vacinas e a determinação do Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a eficácia da imunização.

Por isso, a aplicação da segunda dose da CoronaVac é recomendada para 28 dias após a primeira e a Oxford/AstraZeneca para 90 dias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a segunda dose está garantida para todos que foram imunizados na primeira etapa.

Primeiras doses devem terminar nos próximos dias

Até esta quarta-feira (17), 10.270 pessoas já tinham sido imunizadas com a primeira dose, o que representa 77,2% do total de 13.291 imunizantes recebidos para esta etapa. De acordo com a prefeitura, os profissionais da saúde seguem protocolos rígidos para evitar a perda técnica, que é inferior a 5%, índice menor que a média nacional.

A expectativa é de que até o fim de semana, as 3.021 doses restantes sejam aplicadas em profissionais da saúde e idosos com mais de 90 anos. O prazo, porém, pode variar, caso a pessoa que agendou o horário na Central de Imunização não compareça ou não apresente a documentação exigida para receber o imunizante.

Neste caso, novas vagas serão disponibilizadas pela Secretaria de Saúde por meio de agendamento no site da prefeitura.

Ainda não há previsão para Joinville receber novos imunizantes. A prefeitura afirma, ainda, que tem materiais, como seringas e agulhas, disponíveis para atender todo o público desta etapa, assim que a vacina for disponibilizada pelo Governo federal.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde