Verão, sol e calor: 8 dicas do SC Saúde para você ter um verão mais saudável

Cuidar da pele, da alimentação e evitar exposição solar em excesso é essencial para aproveitar esta época do ano de forma responsável

Fique atento às dicas do SC Saúde para ficar de bem com o verão – Foto: DivulgaçãoFique atento às dicas do SC Saúde para ficar de bem com o verão – Foto: Divulgação

A estação mais esperada do ano chegou, com sinônimo de calor, sol e alegria. No verão, com as altas temperaturas e os passeios ao ar livre, há uma exposição maior das pessoas aos raios solares.

O sol é uma importante fonte de Vitamina D, mas em excesso pode causar queimaduras, insolação e até o câncer de pele, ocasionando graves problemas à saúde, o que torna o uso do protetor solar essencial.

Além disso, é comum que o número de pacientes em busca de hospitais e clínicas com intoxicação alimentar, queimaduras solares e desidratação aumentem nesta época do ano. Por isso, cuidar da pele, da alimentação e evitar exposição solar em excesso é essencial para você ter um verão mais saudável.

Pensando em trazer informações para você manter a sua saúde em dia e ter um verão mais seguro, a Equipe Multidisciplinar de Medicina Preventiva do SC Saúde preparou 8 dicas para você se cuidar melhor no verão. Confira abaixo:

1 – Beba bastante água

Em dias quentes, a hidratação é importante para o equilíbrio do nosso corpo. A água regula a temperatura corporal, lubrifica as articulações e reduz a sobrecarga nos rins e fígado por meio da eliminação de resíduos. Como nesta época do ano também transpiramos mais, devemos ingerir bastante água.

Beba ao menos dois litros de água por dia, assim você mantém os órgãos funcionando corretamente e diminui as chances de desidratação.

2- Use filtro solar

Exposição solar sem proteção adequada é um grande risco à saúde. O protetor solar é responsável por proteger a pele da radiação solar e prevenir o câncer de pele.

Use filtro solar diariamente e reaplique a cada duas horas em áreas que ficam expostas ao sol. Evite exposição ao sol das 10h às 16h.

Lembre-se de que o protetor solar não é somente indicado para uso nas praias e piscinas, tenha como hábito sempre utilizá-lo ao sair de casa.

 3 – Prefira alimentos leves

Opte por alimentos nutritivos e refrescantes, como saladas cruas, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras, suco natural, picolé de fruta e água de coco.

Evite alimentos calóricos, como frituras e alimentos gordurosos, salgadinhos, biscoitos recheados, que dificultam a digestão, podendo causar mal-estar e desconforto.

4- Pratique atividade física 

Procure realizar exercícios em horários com a temperatura mais branda, de manhã ou ao final da tarde. Lembre-se de optar por locais arejados ou com sombra, hidratar-se e usar roupas leves que auxiliam na transpiração.

5- Beba com moderação

Com o calor, a tendência é aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. Além da famosa “ressaca”, o álcool estimula a transpiração, o que aumenta a perda de água no organismo e pode causar desidratação. Evite o consumo do álcool, beba com moderação.

6- Atenção à insolação

A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol. Seja na praia ou na piscina, proteja-se do sol, use protetor solar, barracas de algodão ou lona, guarda-sol e utilize roupas e acessórios para aumentar a proteção.

7- Observe regularmente sua pele

A exposição excessiva ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele e aumenta o risco ao desenvolvimento do câncer de pele. Atenção para qualquer sinal na pele que aumente de tamanho e apareça perolado, translúcido, de cor bege, castanho, preto ou multicolor.

Nesses casos ou qualquer alteração na sua pele diferente do comum, procure seu médico de referência.

8 – Faça uma temporada de verão altamente responsável e saudável

 Diante do cenário de pandemia causada pelo novo coronavírus, neste verão, também é preciso estar atento às medidas de enfrentamento da Covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde, observando os protocolos sanitários e as regras de prevenção da sua região e dos locais onde você irá frequentar.

Atenção: Estas ações devem estar presentes no dia a dia de todas as pessoas, e os cuidados devem ser redobrados com o verão.

São dicas simples e que fazem toda a diferença nesta época do ano, para que as pessoas possam aproveitar a temporada de forma segura com sua família e amigos.

+

Saúde é tudo