Vídeo flagra festa com grande aglomeração na Praia Brava, em Itajaí

O desrespeito às regras de distanciamento social aconteceu neste final de semana em Itajaí

O domingo (13) foi marcado por cenas que não parecem ter sido feitas em plena pandemia mundial de Covid-19. Enquanto Itajaí registra 6.197 casos e 155 mortes pela doença, o bairro Praia Brava foi o principal ponto de festas e aglomerações, registrados em vídeos.

O primeiro mostra grande número de pessoas em uma festa de rua, sem máscara, sem distanciamento seguro, e ao som de música alta.

Já o segundo vídeo flagra a via em frente à praia, a Avenida José Medeiros Vieira, com bares e casas noturnas rodeados por filas. Mais uma vez, jovens e adultos “curtem” o final de semana sem os cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Posicionamento da prefeitura de Itajaí

A prefeitura de Itajaí se posicionou sobre o caso por meio de nota oficial. Afirmou que foi montada uma operação da Guarda Municipal, com a Polícia Militar, para evitar o desrespeito às regras sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

Segundo a assessoria municipal, foram empenhadas três viaturas da GM e outras seis da PM durante a ação, dividida em duas etapas. Na primeira, a partir das 18h, na Praia Brava Norte, foram montadas barreiras com o intuito de averiguar possíveis ilícitos e impedir aglomerações.

Na segunda, as guarnições se mobilizaram na dispersão de grupos de pessoas aglomeradas em duas quadras da Praia Brava Sul, a maior delas nas proximidades de um estabelecimento na rua Duilio Furlan.

O município ressaltou que o estabelecimento em questão já havia sido interditado pela Vigilância Sanitária no fim de semana passado, pelo descumprimento às normas de segurança. Entretanto, foi concedida uma liminar na Justiça para a reabertura do local.

Covid-19 em Itajaí

Itajaí chegou, neste domingo, a 6.197 casos confirmados de Covid-19, sem novos registros de mortes em decorrência da doença. Do total de contaminados, 5.840 pacientes já se recuperaram (94,24%), 202 estão com o vírus ativo (22 internados e 180 em isolamento domiciliar) e 155 morreram. Há ainda 57 casos suspeitos aguardando resultado de exames.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foram confirmados também 29 casos positivos da doença: 17 mulheres, com idades entre 13 e 57 anos, e 12 homens, com idades entre 18 e 62 anos. Todos os pacientes se recuperam em casa.

No Hospital Marieta Konder Bornhausen há 25 internados, 19 pessoas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis pacientes em isolamento. A UTI está 27,14% ocupada, com 51 leitos vagos.

+

Saúde