Vídeo: fisiculturista rasga músculo peitoral, mas entenda e saiba como evitar

Fisiculturista estourou músculo no supino, mas poderia ter evitado o acidente e a lesão que o obrigou a passar por cirurgia

O vídeo do fisiculturista Ryan Crowley, de 23 anos, rasgando o músculo do peitoral foi dos mais comentados dos últimos dias. As imagens ganharam mundo, via internet. Muito em razão das imagens fortes, mas por outro lado, também porque pode acontecer a qualquer um que peque pelo excesso.

Peito de fisiculturista rasgou durante treino – Foto: Instagram/ReproduçãoPeito de fisiculturista rasgou durante treino – Foto: Instagram/Reprodução

A pergunta, então, é como fazer para evitar essa lesão de arrepiar?

Crowley treinava com o também fisiculturista Larry Wells, numa academia em Dubai. Vídeo, inclusive, foi publicado em seu perfil no Instagram. Importante é que Crowley passou por cirurgia que, de acordo com post de Wells, foi correu muito bem. O procedimento foi pego por uma vaquinha virtual, que arrecadou dinheiro suficiente para o pagamento.

De acordo com o corpo médico que cuidou do fisiculturista, a lesão ocorreu simplesmente por excesso de peso no exercício feito por Crowley. O mais grave, no entanto, é que ele parece não ter rompido apenas as fibras musculares.

Ronaldo Fenômeno

Em certos casos, a lesão envolve inclusive o tendão. Um caso clássico ocorreu mais de uma vez com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

Ronaldo Fenômeno jamais foi o mesmo após lesão no joelho – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Divulgação/NDRonaldo Fenômeno jamais foi o mesmo após lesão no joelho – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Divulgação/ND

Um outro fator que pode levar a esse tipo de lesão é a fadiga muscular. Crowley é fisiculturista, praticante desse tipo de exercício continuamente e esse pode ter sido seu caso. Qualquer pessoa está sujeita a essa situação, daí a importância de acompanhamento de profissionais de educação física nas academias.

Significa que, aos praticantes de exercícios físicos – como musculação – recomenda-se descanso e cautela. Mas, significa também que, aquelas imagens de pessoas inchadas podem passar impressão de saúde. Mas, na verdade, são musculaturas estressadas. Daí para as lesões é um pulo.

+

Saúde